- Artesão/UPA
- Projetos
Em 2019, a Vice-Presidência do Governo, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA) implementou o projeto A Avó Veio Trabalhar nos Açores, com a parceria da Avó Vem Trabalhar de Lisboa e com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa. A Avó Veio Trabalhar é um projeto que pretende explorar a dinâmica intergeracional, o design e o empoderamento sénior através do artesanato. Nesse âmbito, A Avó veio trabalhar nos Açores, com um grupo de 15 avós, lançou a sua primeira coleção de trabalhos para venda na loja Azores in a box, realizaram –se workshops de bordado sobre fotografia e participaram em eventos.
É um projeto de aprendizagem, partilha e ‘empowerment’, que, através dos ofícios tradicionais e do design responsável, aumenta a capacidade de intervenção dos seniores na sociedade.
Nesta iniciativa em São Miguel, sob a orientação dos fundadores Susana António e Ângelo Compota desenvolve-se o trabalho na ‘Cowork’ da Azores Craftlab, que funcionará como laboratório criativo de produtos, workshops, exposições, comercialização das peças produzidas e intercâmbios.
O projeto “A avó veio trabalhar nos Açores” inclui uma série de atividades participativas e intergeracionais, através das quais se promove uma maior compreensão e respeito entre novos e velhos, contribuindo para a construção de comunidades mais coesas e sustentáveis.
Com a implementação deste projeto, o CRAA pretende reforçar as ações de transmissão do saber-fazer dos ofícios tradicionais numa perspetiva de contribuir para a continuidade e a inovação do setor, através da inscrição e formação de novos artesãos.
“A avó veio trabalhar nos Açores”, contribuiu não só para valorizar e promover a identidade local, salvaguardar e valorizar saberes e ofícios tradicionais, mas também fomentar a produção e comercialização de peças inovadoras com recurso a técnicas tradicionais.