- Artesão/UPA
- Projetos
Expo Açores Artesanato – Natal 2024 até dia 8 de dezembro nas Portas do Mar
Chavões de São Jorge com certificação da marca coletiva “Artesanato dos Açores”
Ciclo de feiras Expo Açores Artesanato arranca com edição Santo Cristo 2024
O Centro de Artesanato e Design dos Açores é um serviço da Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, ao qual incumbe a concretização da política regional na área do artesanato regional.
É tempo de dar corpo a uma estratégia de valorização e credibilização das artes e ofícios, enquanto plataforma de afirmação de identidade e cultura, adicionando medidas que melhorem as competências e qualificações dos artesãos e promovam, ainda mais, o desenvolvimento do artesanato açoriano, sublinhando a importância que deve assumir na dinamização da economia local.
O Centro de Artesanato e Design dos Açores compreende 4 eixos fundamentais: Investigação / Certificação, Formação, Apoio ao Artesão e Promoção.
O desenvolvimento destas áreas passa pela certificação de produtos, sempre considerando o máximo rigor e qualidade, editando publicações, organizando exposições, promovendo formações, projetando o artesanato dos açores com website próprio, prestando apoio aos artesãos, particularmente com o SOCA-serviço de orientação criativa para o Artesanato e através do SIDART- sistema financeiro de incentivos.
4 de Dezembro 2024
Expo Açores Artesanato – Natal 2024 até dia 8 de dezembro nas Portas do Mar
A Expo Açores Artesanato – Natal 2024, promovida pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através do Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA), abre hoje as portas ao público até ao próximo domingo, dia 8 de dezembro, no Pavilhão do Mar, em Ponta Delgada. Vão estar em exposição produções artesanais de mais de 80 empresas artesanais da Região, numa ocasião de excelência para os artesãos e unidades produtivas artesanais poderem divulgar e comercializar os seus produtos e criações, muitas da quais certificadas pela marca coletiva “Artesanato dos Açores”. A Expo Açores Artesanato pode ser visitada das 18h00 às 23h00 nos dias úteis (hoje, quinta e sexta-feira) e das 14h00 às 23h00 no sábado e no domingo. A entrada é gratuita. A sessão oficial de abertura da Expo Açores Artesanato, presidida pela Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, irá decorrer na sexta-feira, dia 6 de dezembro, pelas 18h30, durante a qual será apresentada a nova plataforma online do Artesanato dos Açores. Esta edição da Expo Açores Artesanato volta a contar com momentos musicais e culturais, designadamente com a atuação do Grupo de Castanholas “Os Companheiros”, hoje, pelas 20h00; com a atuação da Escola da Violas da Terra da Fajã de Baixo, na sexta-feira, pelas 18h30; com a atuação do Duo Toadas, na sexta-feira, pelas 20h00; com a atuação de Evandro Meneses, no sábado, pelas 20h00; e com a atuação do Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz, no domingo, pelas 20h00. Durante este mercado de Natal do Artesanato dos Açores irão decorrer, ainda, vários workshops sobre diferentes artes e ofícios com a seguinte calendarização, sendo que as inscrições devem ser efetuadas através do email [email protected]: Quarta-feira, 4 de dezembro 18h30: Workshop “Presépio de Lapinha”, com a artesã Maria Luísa Benevides 18h30: Workshop “Presépio de Lapinha”, com a artesã Gabriela Motta Faria Quinta-feira, 5 de dezembro 18h30: Workshop “Pintura de Presépio sobre Azulejo”, com a artesã Inês Ribeiro 18h30: Workshop “Presépio de Lapinha”, com a artesã Gabriela Motta Faria Sábado, 7 de dezembro 14h30: Workshop “Presépio em Patchwork”, com a artesã Sónia Bárbara 14h30: Workshop Infantil “Presépio em Barro”, com a artesã Isabel Silva Melo 17h00: Workshop “Presépio de Lapinha, com a artesã Maria Luísa Benevides 17h00: Worshop “Presépio em Folha de Milho”, com a artesã Maria João Silveira Domingo, 8 de dezembro 14h30: Workshop “Presépio em Patchwork”, com a artesã Sónia Bárbara 14h30: Workshop Infantil “Presépio em Barro”, com a artesã Isabel Silva Melo 17h00: Workshop “Pintura de Presépio sobre Azulejo”, com a artesã Inês Ribeiro 17h00: “Presépio em Folha de Milho”, com a artesã Maria João Silveira
1 de Maio 2024
Chavões de São Jorge com certificação da marca coletiva “Artesanato dos Açores”
Os “Chavões” de São Jorge vão passar a integrar a listagem das produções artesanais passíveis de serem certificadas pela marca coletiva “Artesanato dos Açores”, anunciou hoje a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro. A certificação deste produto artesanal típico da ilha de São Jorge constitui o “reconhecimento de uma produção ímpar e uma oportunidade cultural e económica para distinguir o seu valor artesanal e patrimonial”, enalteceu. Maria João Carreiro falava na inauguração do Centro de Apoio ao Artesanato no concelho de Velas, um “novo espaço de aproximação da produção artesanal local a residentes e turistas, numa perspetiva de promoção, divulgação e comercialização”. O Centro está instalado num edifício da Câmara Municipal de Velas e resulta da parceria entre o Governo dos Açores e a Associação para o Desenvolvimento da ilha de São Jorge (ADISJ), “na absoluta certeza do quanto este serviço é desejado pelos jorgenses e do quanto ele pode significar para as artesãs e os artesãos da ilha de São Jorge”. A Secretária Regional com a tutela do Artesanato dos Açores valorizou a dinamização do setor artesanal da ilha de São Jorge, que conta, à data, com 40 artesãos inscritos no Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA) e 30 Unidades Produtivas Artesanais, das quais 10 são certificadas pela marca coletiva “Artesanato dos Açores”. No âmbito do SIDART - Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento do Artesanato dos Açores, cujas candidaturas estão em apreciação, este ano foram apresentadas 14 candidaturas de artesãos de São Jorge, num montante global de 58 mil euros “para investimentos em projetos de qualificação e inovação artesanal ou em promoção”. Maria João Carreiro anunciou, ainda, que o CADA está a preparar um novo kit “Azores in a Box” dedicado à ilha de São Jorge, o “Kit do Café”, que inclui cerâmica (chávena), tecelagem (saco do pão) e o próprio café, criando, assim, mais uma oportunidade de promoção do artesanato local de São Jorge.