- Artesão/UPA
- Projetos
Artesanato dos Açores na maior feira do saber-fazer artesanal da Península Ibérica
Expo Açores Artesanato – Santo Cristo de 23 a 29 de maio nas Portas do Mar
Aplicação mySaúde Açores já atingiu metade da meta de registos estabelecida até setembro
O Centro de Artesanato e Design dos Açores é um serviço da Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, ao qual incumbe a concretização da política regional na área do artesanato regional.
É tempo de dar corpo a uma estratégia de valorização e credibilização das artes e ofícios, enquanto plataforma de afirmação de identidade e cultura, adicionando medidas que melhorem as competências e qualificações dos artesãos e promovam, ainda mais, o desenvolvimento do artesanato açoriano, sublinhando a importância que deve assumir na dinamização da economia local.
O Centro de Artesanato e Design dos Açores compreende 4 eixos fundamentais: Investigação / Certificação, Formação, Apoio ao Artesão e Promoção.
O desenvolvimento destas áreas passa pela certificação de produtos, sempre considerando o máximo rigor e qualidade, editando publicações, organizando exposições, promovendo formações, projetando o artesanato dos açores com website próprio, prestando apoio aos artesãos, particularmente com o SOCA-serviço de orientação criativa para o Artesanato e através do SIDART- sistema financeiro de incentivos.
30 de Junho 2025
Artesanato dos Açores na maior feira do saber-fazer artesanal da Península Ibérica
O Artesanato dos Açores está a ser promovido na Feira Internacional de Artesanato – FIA Lisboa, o maior certame de artesanato da Península Ibérica, que abriu as suas portas no sábado na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações, em Lisboa. Lúcia Linhares, Vanda Melo, Isabel Silva Melo, Cláudia Furtado, Adolfo Mendonça, Sofia Afonso e Adelaide Costa são os “embaixadores” do Artesanato dos Açores até domingo, dia 6 de julho, num evento internacional que atrai todos os anos milhares de visitantes. Isabel Silva Melo e Adolfo Mendonça, na área da cerâmica e já premiados em edições anteriores deste certame, concorrem ao Prémio FIA 2025 nas categorias de Artesanato Tradicional e Contemporâneo. Adelaide Costa, na área das fibras vegetais, e Cláudia Furtado, com gravura sobre osso de baleia e madeira, concorrem pela primeira vez. A participação destas empresas artesanais que trabalham em cerâmica, escama de peixe, folha de milho, madeira, osso e têxteis é apoiada pelo Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento do Artesanato (SIDART), através do qual são comparticipadas anualmente despesas em feiras da especialidade e promoção, entre outros investimentos. O ‘stand’ do Artesanato dos Açores está localizado no pavilhão dedicado ao artesanato nacional, ao lado das principais entidades que desenvolvem a sua atividade no setor artesanal, como o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), o CEARTE e Municípios de todo o País que promovem as suas produções artesanais do ponto de vista cultural e turístico. O ‘stand’ açoriano, que integra a habitual mostra de produtos alimentares certificados pela “Marca Açores”, destaca-se pela sua volumetria, materiais endógenos dos expositores e pelo ambiente festivo que acolhe e promove a riqueza do património cultural da Região. Neste âmbito, está patente no ‘stand’ do Artesanato dos Açores na FIA-Lisboa uma mostra de nove registos do Senhor Santo Cristo dos Milagres que se distinguem pela exuberância das composições florais e pelos materiais utilizados, como a escama de peixe, a folha de milho, casulo do bicho-da-seda, missangas e uma grande variedade de papel e tecidos. A FIA-Lisboa pode ser visitada das 15h00 às 23h00. Na sexta-feira e no sábado a exposição encerra às 24h00.
21 de Maio 2025
Expo Açores Artesanato – Santo Cristo de 23 a 29 de maio nas Portas do Mar
A Expo Açores Artesanato, promovida pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através do Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA), arranca no dia 23 de maio, sexta-feira, no âmbito das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada. Esta edição marca o início da nova temporada de feiras locais de artesanato associadas às principais festividades de verão da Região e conta com a participação de 54 artesãos de diferentes ilhas do arquipélago, entre os quais 21 Unidades Produtivas Artesanais com produtos certificados pela marca coletiva “Artesanato dos Açores”. Entre os trabalhos e áreas artesanais em exposição estarão fibras vegetais, bordados, rendas, têxteis, osso de baleia, escamas de peixe, presépios de lapinha, bijuteria, trabalhos em estanho, ferro, cerâmica figurativa, madeira, vidro, figurado, conchas, registos do Senhor Santo Cristo, fabrico de brinquedos, fabrico de bolos, doçaria e confeitos, produção de mel, entre outras. A Expo Açores Artesanato Santo Cristo 2025 vai estar integrada na Feira da Indústria, Comércio e Serviços dos Açores (FICSA), promovida pela Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada e que decorre na Alameda Pavilhão do Mar, nas Portas do Mar. O certame pode ser visitado das 18h00 às 00h00 no dia 23 de maio; das 16h00 às 00h00, nos dias 24, 25, 26 e 29 de maio; e das 18h00 às 23h30, nos dias 27 e 28 de maio. O ciclo de feiras Expo Açores Artesanato segue, depois, para as Sanjoaninas, na ilha Terceira, de 20 a 29 de junho; para a Semana Cultural das Velas, em São Jorge, de 1 a 6 de julho; para as Festas da Calheta, também em São Jorge, de 10 a 14 de julho; para as Festas da Praia, na ilha Terceira, de 1 a 11 de agosto; para a Semana do Mar, na ilha do Faial, de 1 a 10 de agosto. Ainda no mês de agosto, a Expo Açores Artesanato vai estar na festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres, na Graciosa, de 7 a 12 de agosto, e na Semana dos Baleeiros, no Pico, de 25 a 31 de agosto, fechando com a Feira de Natal de 27 de novembro a 1 de dezembro em São Miguel.