
Data de realização: 29 de fevereiro e 01 de março de 2024
Local: Laboratório Regional de Engenharia Civil
Formato: Formação presencial
Organizado por: Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através do Laboratório Regional de Engenharia Civil
 
ENQUADRAMENTO
Um Sistema de Informação Geográfica (SIG ou GIS - Geographic Information System, do acrónimo inglês) é um sistema de hardware, software, informação espacial e procedimentos computacionais que permite e facilita a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenómenos que nele ocorrem.
O QGIS, ou Quantum GIS, é um software SIG Open Source multiplataforma de distribuição livre e gratuita, capaz de realizar diversas análises geográficas, possui um conjunto de extensões (Plugins) que lhe confere mais funcionalidades e suporta variadíssimos tipos de ficheiros, quer vetoriais, quer matriciais.
DESTINATÁRIOS
Destina-se a profissionais de Engenharia, Arquitetura, Construção e outros que procurem conhecimentos em Sistemas de Informação Geográfica e/ou Software QGIS.
PRÉ-REQUISITOS
Os destinatários deverão fazer-se acompanhar pelo seu próprio computador com ligação WiFi, e com a versão estável QGIS versão 3.28.15 'Firenze', com as respetivas extensões do OSGeo4W Network Installer, já instalado. 
INSCRIÇÕES E CONDIÇÕES
- O preenchimento da ficha de inscrição é obrigatório;
 - Tratando-se de um curso de iniciação será dada prioridade aos candidatos com menor experiência na utilização de software SIG;
 - A inscrição na ação de formação só é validada após o correto preenchimento do formulário de inscrição e pagamento da mesma, no valor de 100€;
 - Após o pagamento, agradece-se o envio de comprovativo para o endereço [email protected], com indicação do nome completo do participante;
 - A inscrição inclui documentação do respetivo módulo e certificado de participação;
 - O número de participantes na ação é limitado.
 
OBJETIVOS GERAIS
Dotar os participantes nas funcionalidades básicas do software QGIS de forma a permitir manusear vários formatos de dados Vetoriais e Raster, através da visualização e manipulação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
No final da formação, os formandos deverão:
- Ficar com conhecimentos das principais características do Software QGIS;
 - Importar dados de Excel para SIG;
 - Manusear ferramentas de Geoprocessamento;
 - Georreferenciar dados raster;
 - Consultar serviços WMS e WFS;
 - Análise Raster (com ferramentas do GRASS GIS e Saga);
 - Criação de layouts de mapas.
 
DURAÇÃO
O curso terá uma duração total de 14h.
FORMADOR
Aulédia Câmara
