REDES
A participação em redes temáticas de Investigação & Desenvolvimento Europeias relevantes para o Sistema Científico e Tecnológico dos Açores (SCTA) e o envolvimento da região no Espaço de Investigação & Inovação Europeu possibilitará ampliar e promover as iniciativas e ações de networking de cariz internacional. Através da participação do FRCT, enquanto mediador e promotor junto dos stakeholders regionais e do SCTA, pretende-se usufruir de novas oportunidades de financiamento e integrar novos projetos, quer no Horizonte 2020, quer no futuro Horizonte Europa.
Prima
Prima
PARTNERSHIP FOR RESEARCH AND INNOVATION IN THE MEDITERRANEAN AREA
PARTNERSHIP FOR RESEARCH AND INNOVATION IN THE MEDITERRANEAN AREA

A rede PRIMA, estabelecida em Barcelona, visa a cooperação euro mediterrânica. Esta parceria centra-se nas temáticas dos sistemas alimentares e dos recursos hídricos e apresenta a gestão sustentável da água em áreas áridas e semiáridas do Mediterrâneo, os sistemas agrícolas sustentáveis e a cadeia de valor alimentar no desenvolvimento regional e local mediterrânico como os seus pilares. Nesta rede participam Estados-Membros da União Europeia, países associados ao Horizonte 2020, países parceiros mediterrânicos em posição de igualdade (copropriedade, cogestão e cofinanciamento) e a Comissão Europeia (art.185 TFUE).
ERRIN
EUROPEAN REGIONS RESEARCH AND INNOVATION NETWORK
EUROPEAN REGIONS RESEARCH AND INNOVATION NETWORK

A rede informal ERRIN visa a colaboração regional transnacional. É uma plataforma estabelecida em Bruxelas, com mais de 125 organizações regionais de 22 países europeus, a maioria dos quais representados em Bruxelas. Os seus membros são principalmente autoridades regionais, universidades, organizações de investigação, câmaras de comércio e clusters. Com a adesão dos Açores à ERRIN, através do FRCT, será possível estabelecer sinergias, aos mais variados níveis e ter a possibilidade de integrar os 13 grupos de trabalho internacionais orientados por especialistas. Potenciando, desta forma, a participação e integração de stakeholders açorianos em projetos europeus nas várias temáticas pertinentes para a RAA, nomeadamente, o mar, as smart cities, a energia e o clima, o turismo, a bioeconomia e a inovação e o investimento.
EUROCEAN
EUROPEAN CENTRE FOR INFORMATION ON MARINE SCIENCE AND TECHNOLOGY

A EurOcean tem como objectivo fornecer informações sobre temas relacionados com a ciência e a tecnologia marinha na Europa, com prioridade em dois domínios principais: infraestruturas de investigação marinha e informação sobre investigação, tecnologia e desenvolvimento na Europa. A EurOcean contribui para as iniciativas que visam a implementação de um Espaço Europeu de Investigação Marinha e de uma política marítima europeia.
NEREUS
NETWORK OF EUROPEAN REGIONS USING SPACE TECHNOLOGIES

A Network of European Regions Using Space Technologies é uma iniciativa de várias regiões de toda a Europa, com enfoque na utlização das tecnologias espaciais. A rede visa explorar os benefícios das tecnologias espaciais para as regiões e para os cidadãos, e para divulgar as suas aplicações.
ECSA
EUROPEAN CITIZEN SCIENCE ASSOCIATION

A European Citizen Science Association (ECSA) é uma associação sem fins lucrativos criada para incentivar o crescimento do movimento da Ciência-Cidadã na Europa. Esta associação conta com mais de 200 membros individuais e organizacionais de mais de 28 países da União Europeia. Desde junho de 2013, data que marca o inicio da ECSA, a rede tem crescido de forma exponencial, passando de uma rede informal de investigadores e comunicadores, para a rede de referência europeia em iniciativas na temática da Ciência-Cidadã que é atualmente.