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ACORES-07-2756-FEDER-000013 Intervenção nos circuitos logísticos terrestres de São Jorge– Reabilitação e Beneficiação de um troço da Estrada Regional Nº1-2ª, entre o Alto das Manadas e Biscoitos


 
Cofinanciado por:

 

Custo Total Elegível:  596.585,88€

Comparticipação FEDER : 507.098,00€

 

Objetivo principal da operação:
Aumentar a eficiência e a segurança na mobilidade terrestre de mercadorias e de passageiros

 

Descrição da operação:
O Plano Integrado dos Transportes (PIT) definiu como política a desenvolver no domínio das redes viárias, a manutenção da qualidade das acessibilidades, por forma a garantir os elevados padrões de segurança das estradas e, consequentemente, promover uma diminuição dos índices de sinistralidade rodoviária.

Neste contexto, o PIT identificou várias medidas a implementar, onde se inclui a “medida 30 – Intervenção nos circuitos logísticos terrestres de S.Jorge”. Esta medida contempla a beneficiação da ER 1-2ª entre o Alto das Manadas e Biscoitos.
A intervenção visa, para além da reposição do pavimento, a uniformização da largura da via existente, a criação de uma valeta do lado Norte ao longo da sua extensão, a colocação de guardas rodoviárias nas ribeiras ao longo do trajeto e a melhoria da sinalização vertical e horizontal. A intervenção está dividida em dois troços, um a poente com a extensão de 603 metros e um a Nascente com a extensão de 3.515 metros.
Em ambos os troços existem estados de degradação distintos do pavimento, existindo algumas zonas onde bastará a realização de uma recarga de betuminoso, enquanto na maioria da via será necessário proceder á colocação de uma camada de material base com 15cm. Em troços onde se realiza apenas recarga em meia faixa e a outra está degradada será necessário proceder ao saneamento desse troço. Uma vez que o perfil transversal da via existente não dispõe na totalidade do percurso de uma faixa de rodagem com 6 metros de largura, existem zonas onde será alargada a via. Ao longo deste percurso a via será ladeada a Norte por uma valeta continua que efetuará descarga das águas pluviais nas ribeiras ao longo do percurso. Será também prevista a colocação de rails de proteção nas zonas das ribeiras e o alteamento dos muros existentes.

 

Fotografia: