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ACORES-07-2756-FEDER-000001 Intervenção nos circuitos logísticos terrestres das ilhas Flores e Corvo

 

Cofinanciado por:

 

Custo Total Elegível: 2.821.606,19€

Apoio Financeiro da União Europeia (FEDER): 2.398.365,26€

Objetivo principal da operação:
Aumentar a eficiência e a segurança na mobilidade terrestre de mercadorias e de passageiros


Descrição da operação:
A operação consiste na execução de um conjunto de intervenções em estradas regionais das ilhas Flores e Corvo, numa extensão aproximada de 13,2 km.

1) Intervenção nos circuitos logísticos terrestres da ilha do Corvo:
a) Estabilização de taludes de um troço de estrada regional na Ilha do Corvo – Reabilitação e estabilização de três taludes de um troço de estrada regional na Ilha do Corvo, na estrada que liga a Vila ao acesso ao Caldeirão, numa extensão de 0,20 km;
b) Alargamento e drenagem de um troço da Estrada Leste, entre a Lomba do Rodias e o caminho do Pico João de Moura, numa extensão de 0,530 km e a pavimentação da Estrada Leste, no troço entre a Lomba do Rodias e a Lomba do Galvão, numa extensão de 0,430 km.

2) Intervenção nos circuitos logísticos terrestres da ilha das Flores:
a) Reabilitação e beneficiação de um troço da E.R. N.º 1-2ª, Ferros Velhos -  Ponta Delgada, cujo objetivo é a reabilitação do pavimento da faixa de rodagem e da drenagem pluvial, numa extensão de 10 km e um perfil transversal com largura de 5,50 m;
b) Reabilitação dos troços do ramal da Fajãzinha, ramal do Mosteiro, Topo Sul da pista do aeródromo, entrada da Vila das Lajes e rua dos Baleeiros:
i) Troço 1 – Ramal da Fajãzinha – Construção de um novo acesso à Fajãzinha, usando a rua da Falca, numa extensão de 500 m. com uma largura de faixa de rodagem de 5,0 m, envolvendo drenagem, pavimentação e sinalização;
ii) Troço 2 – Ramal do Mosteiro – Intervenção no Ramal do Mosteiro, concelho de Lajes das Flores, numa extensão de 960 m, consistindo na reabilitação do pavimento, que inclui terraplanagens, drenagem de superfície e pavimentação, em toda a sua extensão;
iii) Troço 3 - Topo Sul da pista do aeródromo – Esta intervenção consiste em dotar uma curva com inclinação de 7% (Sobreelevação) por forma a minimizar os acidentes que ali têm ocorrido. Consiste em trabalhos de terraplanagem, melhoramento do sistema de drenagem de superfície, pavimentação, obras acessórias e ainda equipamento de sinalização e segurança;
iv) Troço 4 – Entrada da Vila das Lajes:
• Rotunda de Santo António nas Lajes – A E.R. 1-2.ª onde se localiza a Rotunda de Santo António permite efetuar a ligação entre as duas localidades mais importantes da ilha das Flores. Esta rotunda, que dista cerca de 50 m da ponte sobre a Ribeira das Lajes, na costa sul da ilha das Flores, atualmente tem um raio muito reduzido, pelo que serão efetuadas algumas correções, tanto em termos planimétricos como em termos altimétricos, aumentando a largura das vias de circulação, a fim de melhorar a segurança na circulação nesta importante zona da Vila das Lajes;
• Avenida do Emigrante – A Avenida do Emigrante, que se localiza a sudoeste da Rotunda de Santo António, apresenta atualmente uma largura de 6,0 m. A partir da futura rotunda, a E. R. 1-2.ª a montante da ponte sobre a Ribeira das Lajes, passará a ter uma faixa de rodagem com a largura de 6,0 m, com duas vias de circulação de 3,0 m e dois passeios com uma largura de 1,5 m.
• Alargamento do Tabuleiro da Ponte da Ribeira das Lajes – a ponte será alargada para os 5,5 m, sendo criados passeios laterais com cerca de 1,20 m de largura. Os muros de guarda em alvenaria serão demolidos e serão executadas guardas de proteção metálicas.
v) Troço 5 – Rua dos Baleeiros – Intervenção na rua dos Baleeiros, único acesso ao porto de pescas e marina das Lajes das Flores, consistindo na reabilitação do pavimento, que inclui terraplanagens, drenagem e pavimentação, em toda a sua extensão e ainda a construção de um novo acesso através da zona onde se encontram as casas de apetrechos. O novo entroncamento terá uma extensão aproximada de 75 m, dotado com separador central e duas faixas de rodagem para acesso direto ao porto de pesca e marina. Pretende-se também alterar o sentido do trânsito na rua dos Baleeiros (atual acesso) para sentido único, considerando que o perfil transversal será no máximo de 4,0 m de largura.
O objetivo é melhorar a circulação e aumentar a segurança em alguns troços de estradas regionais nas ilhas das Flores e do Corvo, que constituem vias de acesso principais a pontos de relevância económica das ilhas.


Fotografias:

Estabilização dos Taludes de um Troço de Estrada Regional, na Ilha do Corvo:

 


 

Intervenção nos Circuitos Logísticos Terrestres do Corvo nos troços da Estrada Leste, entre a Lomba do Pico João de Moura e a Lomba do Galvão, e a Lomba do Rodias e o Pico João de Moura:

 


 

Intervenção nos Circuitos Logísticos Terrestres das Flores – Reabilitação e Beneficiação de um troço da Estrada Regional N.º 1-2ª, Ferros Velhos/ Ponta Delgada: