Governo dos Açores promove III Encontro Regional de Clubes Europeus
Nota à imprensa
Aprovação de Plano e Orçamento garante consolidação de trabalho em curso na Educação e Cultura, garante Sofia Ribeiro
É com a Educação que se realiza a mobilidade social ascendente, pilar de um novo paradigma de desenvolvimento. A Educação tem a importância mais estruturante para a melhoria das sociedades e das economias.
O futuro dos Açores, no que concerne ao seu desenvolvimento económico e social, exige cada vez mais uma grande proficiência da população. Seremos tão mais concorrenciais quanto mais massificada e competente for essa proficiência, o que requer a condução de políticas educativas centradas no progresso de cada aluno e que valorizem os educadores e os professores como promotores do sucesso, estimulando a estabilidade de quadros docentes e na sua ação.
Para o XIII Governo dos Açores, no processo de construção da Autonomia, a cultura assume um papel estratégico na afirmação da nossa identidade. Neste âmbito, torna-se fundamental incentivar e incrementar as políticas sobre os assuntos culturais, reposicionando, para o efeito, o conceito de cultura como um dos eixos centrais das opções e das políticas regionais.
A centralidade da Região Autónoma dos Açores torna a sua cultura única e diferenciadora do seu povo. E essa diferença deverá sentir-se também em cada ilha e em cada concelho da Região.
30 de Novembro 2023
Governo dos Açores promove III Encontro Regional de Clubes Europeus
O Governo dos Açores, através do gabinete do Subsecretário Regional da Presidência e em colaboração com a Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, promove no dia 4 de dezembro, na cidade de Lagoa, em São Miguel, a realização do III Encontro Regional de Clubes Europeus. A iniciativa, que foi considerada pela Secretaria Regional da Educação como um evento formativo relevante para os docentes da Região Autónoma dos Açores que participem no evento e como formação contínua creditada, pretende proporcionar um momento de trabalho e também de reflexão sobre as atividades destes espaços escolares dinamizadores de atividades no domínio da Dimensão Europeia da Educação e do conhecimento sobre a União Europeia. Este encontro, que reúne os professores responsáveis pelos Clubes Europeus ativos na Região no presente ano letivo, visa ainda potenciar a troca de experiências e de boas práticas entre todos os participantes, sensibilizando quer os docentes quer as próprias escolas dos Açores para a importância da existência de Clubes Europeus nas mesmas, contribuindo deste modo para a promoção de um maior espírito europeu de cidadania ativa junto dos mais jovens. O III Encontro Regional de Clubes Europeus, que arranca pelas 9h00, conta com a participação dos coordenadores dos Clubes Europeus de escolas básicas, secundárias e profissionais das ilhas do Faial, Pico, São Jorge, Graciosa, Terceira, São Miguel e Santa Maria, que no ano letivo 2023/2024 estão ativos e inscritos na Rede Nacional de Clubes Europeus (RNCE), da Direção Geral da Educação (DGE). São 21 os Clubes Europeus da RAA inscritos na RNCE no presente ano letivo, mais sete que no ano letivo transato. Do programa do evento consta uma sessão dedicada à temática da “Cidadania e Clubes Europeus”, a cargo da Direção Geral da Educação, com uma intervenção de José Carlos Sousa sobre a “Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania (ENEC)” e de Rui Lourenço sobre o ‘Enquadramento da Rede Nacional de Clubes Europeus dentro da Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania” e também sobre o “Concurso de Clubes Europeus 2023/2024 – Eleições europeias: uma voz jovem na Europa”, seguidas de um espaço de debate entre todos os participantes. O programa integra ainda um momento a cargo do Centro de Informação Europe Direct Açores, por Alfredo Borba, que falará do trabalho que desenvolvem na Região, ficando a parte da tarde dedicada a uma sessão prática dinamizada pela DGE com os Clubes Europeus, bem como à apresentação das conclusões do III Encontro. Na sessão de encerramento, prevista para as 16H45, estarão presentes o Subsecretário Regional da Presidência, Pedro de Faria e Castro, a Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro e a vereadora da Câmara Municipal de Lagoa Albertina Oliveira.
30 de Novembro 2023
Nota à imprensa
Na sequência da acusação do Bloco de Esquerda sobre os apoios extraordinários dados às famílias açorianas, a Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais esclarece que este não constitui um vínculo laboral. As declarações do BE revelam desconhecimento relativamente à natureza do novo apoio criado pelo XIII Governo dos Açores, que é dirigido ao aluno e não constitui um vínculo de trabalho com a escola. Isso é rapidamente verificável pela inexistência de concurso e processo de candidatura a um posto de trabalho, uma vez que a indicação decorre dos encarregados de educação. A postura do BE revela ainda desrespeito pela natureza da relação laboral. Foi criado um apoio extraordinário destinado a apoiar alunos com características muito específicas, que exijam particular atenção do docente. Ressalva-se que o número de pessoas apoiadas foi aumentado para cerca de o triplo por comparação com os números de governo socialista.