Berto José Branco Messias Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares do XII Governo
Nota Biográfica

Nascido em: 01-06-1982

Berto Messias estudou Relações Internacionais na Universidade de Coimbra. 

Foi Presidente do Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde organizou e promoveu parcerias em vários eventos e conferências nacionais e internacionais nesta área académica.

Foi Vice-Presidente da Associação Académica de Coimbra para a política educativa tendo a seu cargo também o relacionamento institucional com as associações de todo o País. Foi membro do Senado da Universidade de Coimbra e representante dos estudantes no Conselho Pedagógico da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Foi Deputado à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores desde novembro de 2008, e, dessa data a novembro de 2010, exerceu o cargo de Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, integrando a Comissão Especializada Permanente de Assuntos Sociais e a Comissão Permanente da Assembleia Legislativa dos Açores.

De novembro de 2005 a novembro de 2008, desempenhou as funções de Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória. Foi deputado na Assembleia Municipal da Praia da Vitória, onde foi Presidente da Comissão Permanente desta Assembleia e Coordenador da Bancada Municipal do Partido Socialista.

Em novembro de 2010, foi eleito Presidente do Grupo Parlamentar, função que desempenhou até novembro de 2016, até ao final da IX Legislatura e durante toda a X Legislatura.

Foi Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares do XII Governo, entre 4 de novembro de 2016 e 23 de novembro de 2020.

Galerias Multimédia