Investimento superior a 370 mil euros em caminhos rurais na ilha Terceira
António Ventura defende política silvícola assente na sustentabilidade
Governo Regional dos Açores promove exposição no Jardim de Inverno da Colónia Alemã, na Horta
Seja muito bem-vinda/bem-vindo à página da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.
O agrorural ocupa, uma posição central nas políticas de desenvolvimento do futuro da Região, sendo 99,6% do território Açoriano caracterizado como Meio Rural, abrangendo 93% da população dos Açores.
Nos Açores, o setor primário comporta uma expressão económica, social e territorial de grande relevância para a coesão regional, que marca a identidade de cada uma das nossas nove ilhas e o mérito das suas gentes.
A política para o agrorural açoriano assenta uma visão de futuro, orientada para uma agricultura saudável, sustentável, de preços justos e inclusiva.
Importa referir que a multifuncionalidade da agricultura açoriana permite dar resposta aos reptos dos tempos vindouros, designadamente, na fixação de pessoas, no rejuvenescimento e combate ao envelhecimento, na conservação de recursos naturais (água e solo), na manutenção da biodiversidade animal e vegetal, na coesão territorial, na quantidade e qualidade alimentar, na criação de emprego, na sustentabilidade e diversificação da economia, na complementaridade de rendimento das famílias, no valor estético, no reconhecimento histórico e cultural, no combate às alterações climáticas, no respeito pelo bem-estar animal, nas energias alternativas e no turismo.
O Agrorural assume-se como um ativo estratégico, um bem comum e um valor acrescentado para os Açores.
Nesta Legislatura, vamos reconhecer as nossas produções agroalimentares através dos Planos Estratégicos Sectoriais para as fileiras do leite e da carne e para as fileiras das produções diversificadas.
Daremos um impulso às oportunidades do Agrorural na esfera da bioeconomia e da economia circular, reconhecendo as capacidades da Região para promover a sua sustentabilidade agroalimentar.
A Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural tem a seu cargo as políticas relativas à agricultura, à pecuária e ao desenvolvimento rural, à formação agrária e aconselhamento rural, à gestão e valorização dos recursos florestais, cinegéticos, à diversificação e valorização das produções regionais.
O Secretário Regional, António Ventura
24 de Março 2023
Investimento superior a 370 mil euros em caminhos rurais na ilha Terceira
O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura, e a Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, assinaram na quinta-feira o auto de consignação da empreitada de beneficiação de caminhos rurais na freguesia dos Biscoitos, Praia da Vitória, ilha Terceira. Berta Cabral sublinhou que “esta obra aparece porque é útil para a sociedade, a comunidade e as populações”. António Ventura referiu que “tudo nasceu de uma necessidade identificada pela Junta de Freguesia do Biscoitos, que se refletiu na vontade da Câmara Municipal da Praia da Vitória e na vontade do governo”. “É uma tripla vontade que é uma clara manifestação da vontade do povo”, acrescentou. A obra, que tem um prazo de execução de 90 dias e foi adjudicada à empresa TRANSJET – Construções e Transportes, Lda. por 371.216,00 euros, visa beneficiar alguns caminhos rurais daquela freguesia, melhorando significativamente as condições de circulação numa zona que se encontra inserida no Perímetro Florestal da Ilha Terceira. As vias que vão ser alvo desta beneficiação são o Caminho Rural dos Pomares à Caparica, o Caminho Rural do Farrouco-Caparica e o Caminho Florestal do Terreiro da Macela. A obra consiste na aplicação de camada granular de regularização sobre o piso existente e aplicação de camada de desgaste em betão betuminoso nos três caminhos, numa extensão de cerca de 1.951 metros, bem como execução de valetas em betão, para melhoria da drenagem, no Caminho Florestal do Terreiro da Macela. Berta Cabral destacou que esta é uma “intervenção de serviço público, para serviço das pessoas, encurtando distâncias, melhorando a qualidade de vida e a utilidade das vias terrestres, que servirá toda a comunidade e o turismo”. O Secretário Regional da Agricultura assinalou que “esta obra acontece numa das três regiões demarcadas para a produção de vinhos e com grande potencial para a produção de fruta”. O governante sublinhou que “é uma região especial nos Açores e para o seu desenvolvimento agrossocial e, por isso, o investimento agora apresentado é uma opção estratégica e política para o desenvolvimento regional”. “Estas vias têm uma tripla função: vão para além da acessibilidade a explorações agrícolas, porque também servem turistas e o lazer das comunidades locais”, finalizou.
16 de Março 2023
António Ventura defende política silvícola assente na sustentabilidade
O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, em conjunto com o Diretor Regional dos Recursos Florestais, visitou na quarta-feira uma plantação no Nordeste integrada no perímetro florestal da Ilha de São Miguel, sublinhando na ocasião a necessidade de haver uma política silvícola assente na sustentabilidade. “Os serviços florestais estão a plantar espécies endémicas em zonas sensíveis como linhas de água, nascentes e zonas de declive acentuado. Essas áreas são de proteção e designadas de corredores ecológicos”, sublinha o governante. Em 2022, adianta ainda António Ventura, foram beneficiados 30 hectares em São Miguel e para 2023 estão previstos cerca de 40 hectares. “São áreas destinadas a serviços ecosistémicos da floresta, como seja na retenção do carbono, na biodiversidade, na regulação hídrica, no uso recreativo da floresta e na proteção do solo. Trata de uma atuação pública com vista a um equilíbrio entre a parte económica e sustentável da floresta”, concretiza o governante.