CARNE DOS AÇORES - IGP

CARNE DOS AÇORES
INDICAÇÃO GEOGRÁFICA PROTEGIDA

 

 

As suas caraterísticas estão, intimamente ligadas, por um lado, às condições edafo-climáticas dos Açores, propícias à criação de gado em pastagens naturais e, por outro, aos métodos ancestrais de alimentação e maneio do gado.

 

Caderno de Especificações publicado no JOUE nº 617/2003 L 89, em 5/4/2003  

 

Principais características:
Proveniente das carcaças de bovinos nascidos, criados e abatidos na Região Autónoma dos Açores, segundo os moldes tradicionais.
 
•    Carne tenra, de cor rosada, com ligeira infiltração de gordura a nível intramuscular, grande suculência, textura macia, detentora de um aroma e sabor característicos, próprios e inerente ao modo de produção tradicional, nomeadamente à forma de pastoreio e ao tipo de alimentação. 
 


•    A alimentação das crias é efetuada de modo tradicional, com leite materno, pelo menos até aos 3 meses. A partir desta idade é fornecida uma alimentação tradicional, constituída com erva das pastagens naturais ou melhoradas. Até à idade em que são abatidos, os animais são alimentados com pastagens, sendo muitas vezes complementada a sua alimentação com silagens e fenos obtidos nas próprias pastagens e com concentrados energéticos e proteicos.

 

Área geográfica de produção: Arquipélago dos Açores

 

Organismo de Controlo e Certificação: IAMA, IPRA – Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas
Rua do Passal, 150
9500-801 Ponta Delgada
Contactos: 296 306 900 (geral)        [email protected] 


Agrupamento Gestor: FEDERAÇÃO AGRÍCOLA DOS AÇORES CRL
Vinha Brava, n.º 282, Bloco Central Piso 1
9700-236 ANGRA DO HEROÍSMO
Contactos: 295 628 350            [email protected]