- X Jornadas Florestais da Macaronésia
Assinado acordo que visa utilização sustentável das espécies cinegéticas nos Açores
António Ventura defende política silvícola assente na sustentabilidade
Reabilitado Caminho Florestal do Pinhal da Paz
A Direção Regional dos Recursos Florestais (DRRF) é o serviço de natureza operativa da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, a quem compete apoiar na definição da política de ordenamento, proteção, desenvolvimento e uso dos recursos florestais, cinegéticos e piscícolas das águas interiores da Região Autónoma dos Açores.
A DRRF dispõe dos seguintes serviços: Direção de Serviços Florestais (DSF), que compreende as Divisões de Gestão para o Uso Múltiplo (DGU), de Ordenamento e Sistemas de Informação (DOSI) e de Apoio ao Sector Florestal (DASF); Divisão Administrativa, Financeira e de Planeamento (DAFP), que compreende a Secção de Apoio Administrativo (SAA).
A DRRF dispõe ainda de serviços operativos (Serviços Florestais) em todas as ilhas do arquipélago.
A DRRF tem como missão principal zelar por uma utilização racional dos recursos florestais e naturais da Região, coordenando, fiscalizando e orientando tecnicamente a exploração florestal, e, simultaneamente, promovendo estudos que visem não só a melhoria genética das espécies florestais já existentes, como também a utilização de novas espécies que venham diversificar a floresta açoriana.
Por outro lado, a DRRF tem também como missão a manutenção e beneficiação das redes viárias rural e florestal, facilitando assim a entrada dos factores de produção e a saída dos produtos das explorações.
Por fim, à DRRF compete ainda a gestão dos recursos cinegéticos e piscícolas das águas interiores da Região, tomando medidas que visem uma utilização racional desses recursos assegurando, simultaneamente, a preservação dessas mesmas espécies.
23 de Maio 2023
Assinado acordo que visa utilização sustentável das espécies cinegéticas nos Açores
Foi celebrado recentemente um acordo de cooperação entre a Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, por via da Direção Regional dos Recursos Florestais, e a Associação BIOPOLIS - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos para o desenvolvimento do chamado "Programa de investigação em espécies cinegéticas nos Açores". Os trabalhos a desenvolver durante os próximos cinco anos serão comparticipados por recursos de ambas as entidades, e pretendem, entre outros aspetos, dar continuidade ao programa de monitorização da Doença Hemorrágica Viral nas populações de Coelho-bravo; avaliar a estrutura genética das populações de Codorniz-dos-Açores e de Perdiz-vermelha; avaliar o efeito das alterações da paisagem agroflorestal na Galinhola e o estado atual da população nidificante de Narceja-comum. “Com este acordo será possível continuar a atestar e a reconhecer a nossa especificidade, no âmbito de estudos muito próprios”, sustenta o titular da pasta da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura. “Esta é uma parceria que assegura a sustentabilidade futura das nossas espécies cinegéticas”, prossegue o governante. Este Acordo de Cooperação agora celebrado vem reforçar uma relação de colaboração de mais de duas décadas, e responde à necessidade de continuar a estudar e acompanhar aspetos das populações de espécies cinegéticas em várias ilhas açorianas, no sentido de melhor adequar a gestão e exploração sustentável desses recursos naturais na Região. A Direção Regional dos Recursos Florestais é o organismo da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural que tutela o sector florestal, competindo-lhe definir e executar a política de ordenamento, proteção, desenvolvimento e uso dos recursos florestais, cinegéticos e piscícolas das águas interiores da Região Autónoma dos Açores. A Associação BIOPOLIS, associação científica independente, privada e sem fins lucrativos, foi criada para desenvolver o projeto BIOPOLIS - Teaming to Upgrade to Excellence in Environmental Biology, Ecosystem Research and AgroBiodiversity (https://www.biopolis.pt/en/), aprovado pela Comissão Europeia, no âmbito do programa Horizon 2020 Widening. Este projeto resulta de uma parceria entre a Universidade do Porto e a Universidade de Montpellier (França), com a participação da Porto Business School (PBS; Portugal), e visa estabelecer o CIBIO (https://cibio.up.pt/) como um dos melhores Centros de Excelência internacionais em Biologia Ambiental, Investigação de Ecossistemas e Agro-Biodiversidade da União Europeia.
16 de Março 2023
António Ventura defende política silvícola assente na sustentabilidade
O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, em conjunto com o Diretor Regional dos Recursos Florestais, visitou na quarta-feira uma plantação no Nordeste integrada no perímetro florestal da Ilha de São Miguel, sublinhando na ocasião a necessidade de haver uma política silvícola assente na sustentabilidade. “Os serviços florestais estão a plantar espécies endémicas em zonas sensíveis como linhas de água, nascentes e zonas de declive acentuado. Essas áreas são de proteção e designadas de corredores ecológicos”, sublinha o governante. Em 2022, adianta ainda António Ventura, foram beneficiados 30 hectares em São Miguel e para 2023 estão previstos cerca de 40 hectares. “São áreas destinadas a serviços ecosistémicos da floresta, como seja na retenção do carbono, na biodiversidade, na regulação hídrica, no uso recreativo da floresta e na proteção do solo. Trata de uma atuação pública com vista a um equilíbrio entre a parte económica e sustentável da floresta”, concretiza o governante.