DRCT

Visão

A visão que norteia o trabalho da Direção Regional da Ciência e Tecnologia é a de um sistema regional de investigação e inovação robusto, capaz de oferecer, a todos os envolvidos, a oportunidade de contribuir e beneficiar dos impactos socioeconómicos permitidos pela alavancagem da ciência, da tecnologia e da transição digital. 

As regiões que se distinguem pelo investimento num sistema científico e de inovação baseado no mérito e na exigência, suportado por processos competitivos e transparentes, são aquelas a quem cabe maior resiliência perante adversidades e maior competitividade no futuro, nos vários setores económicos. O robustecimento da Região Autónoma dos Açores em CI&I (Ciência, Investigação e Inovação) é, essencialmente, a aposta calculada na capacitação da Região como um todo.

Constituem orientações estratégicas para a Direção Regional da Ciência e Tecnologia, as constantes no Programa do XIII Governo Regional dos Açores, as quais assentam na ideia central de apoiar, definir e implementar políticas que permitam colocar os Açores numa posição de relevo no quadro nacional e europeu.

A DRCT incorpora, ainda, as orientações estratégicas resultantes de instrumentos legais e financeiros de âmbito regional, nacional e europeu, ligados às áreas da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Trabalhamos com parceiros regionais, nacionais e internacionais de forma a moldar um sistema de investigação e inovação dinâmico, diverso e inclusivo, comprometido e envolvido com a sociedade açoriana. 

Missão

A nossa missão é a de assegurar as condições políticas, legais e técnicas para promover nos Açores uma sociedade baseada no conhecimento, alavancada nos alicerces da investigação científica fundamental e aplicada, da inovação e da transição digital.

Para o efeito, colaboramos, catalisamos e investimos em colaboração estreita com as entidades do sistema científico de investigação e inovação, procurando sempre a ligação entre os avanços nestas matérias e a prosperidade e o bem públicos.

O nosso trabalho em rede permite-nos agir como ponte entre as comunidades de investigação e inovação, as instituições, as empresas e a sociedade. Esta combinação de esforços capacita a nossa ação, que é transversal aos vários setores económicos e sociais da região, no entendimento de que todos podem e devem beneficiar de uma sociedade baseada no conhecimento.

Como principal financiador público regional em matéria de investigação e inovação, é nossa responsabilidade assegurar a saúde e a resiliência do sistema como um todo, agora e no futuro. 

Cumprimos a nossa missão através das formas pelas quais catalisamos, congregamos, incentivamos, financiamos e cofinanciamos projetos de investigação e de inovação tecnológica. 

No desenvolvimento das nossas competências, utilizamos, entre outros, mecanismos como a atribuição de bolsas de formação avançada, a promoção da estabilidade das equipas de investigação através da contratação de investigadores e a integração dos Centros de Investigação e dos investigadores do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores em redes internacionais de investigação e inovação. 

Objetivos a atingir

Os objetivos definidos serão prosseguidos com os recursos humanos, materiais e financeiros afetos à Direção Regional da Ciência e Tecnologia, promovendo-se os ajustes necessários para a prossecução dos objetivos a atingir.

1. Robustecer o Sistema Científico e Tecnológico dos Açores, enquanto pilar central do crescimento e desenvolvimento da Região Autónoma dos Açores.

2. Potenciar a investigação e a inovação em contexto académico alavancando a transferência de conhecimento em contexto empresarial na área das novas e emergentes tecnologias e criar valor com amplitude regional, nacional e internacional.

3. Potenciar o posicionamento da Região Autónoma dos Açores como uma região reconhecida internacionalmente, atrativa para o investimento nacional e estrangeiro, e para a captação de conhecimento na área das novas e emergentes tecnologias.