O LRV desempenha variados serviços na área da saúde animal que incluem sobretudo:
- Realização das análises no âmbito dos planos oficiais de vigilância, controlo e erradicação das doenças animais, incluindo as doenças transmissíveis aos humanos (zoonoses);
- Participação na elaboração dos planos oficiais de controlo nas áreas da saúde animal;
- Prestação de serviços aos operadores económicos do setor agropecuário;
- Prestação de serviços de diagnóstico a privados (clínicas veterinárias, explorações pecuárias, associações cooperativas, proprietários de animais).
O setor de Patologia dedica-se ao exame anatomopatológico e diagnóstico histopatológico, em colaboração com várias entidades, nomeadamente médicos veterinários, serviços oficiais no âmbito da Inspeção Sanitária e Plano de Erradicação da Tuberculose Bovina e autoridades policiais e judiciais no âmbito da investigação de crimes de maus tratos a animais.
O setor de Parasitologia dedica-se à execução de análises coprológicas, pesquisa e identificação de parasitas, deteção de larvas de Trichinella spp e análises no âmbito do Plano Sanitário Apícola Regional.
O setor de Bacteriologia dedica-se à identificação e isolamento de bactérias patogénicas e testes de sensibilidade a antimicrobianos. Realiza análises no âmbito dos Planos Oficiais da Brucelose e Programa Nacional de Controlo de Salmonelas, em colaboração com os serviços oficiais e no apoio a entidades privadas.
O setor da Micologia dedica-se à identificação e isolamento de fungos, no âmbito da Micologia Veterinária (dermatomicoses, otites micóticas, mamites micóticas, micoses internas).
O setor de Serologia executa análises no âmbito dos Programas Oficiais de Erradicação e Vigilância da Brucelose bovina e da Brucelose dos pequenos ruminantes, em colaboração com os serviços oficiais.
O setor de Diagnóstico da BSE executa os testes rápidos de deteção da proteína priónica resistente, no âmbito do Plano Oficial de Vigilância das Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis, em amostras de bovinos, pequenos ruminantes e cervídeos colhidos em matadouro ou provenientes de cadáveres de animais mortos na exploração.
O setor de Reprodução desenvolve a sua atividade no diagnóstico de gestação baseado na tecnologia ELISA para a deteção do nível de glicoproteínas associadas à gestação (PAGs), executando análises em leite e em sangue/soro.
O setor de Virologia executa análises enquadradas nos planos oficiais de controlo de doenças como a Leucose Enzoótica Bovina, Doença de Aujeszky, BVD/MD, IBR/IPV, Neosporose e Paratuberculose em colaboração com os serviços oficiais.
O setor de Biologia Molecular integra análises do âmbito veterinário e do âmbito alimentar, nomeadamente a pesquisa e quantificação de Legionella em água, deteção de estirpes de E. coli produtoras de toxina Shiga e pesquisa de Mycoplasma bovis em leite, pela metodologia de PCR.