Realização de ensaios de diagnóstico das doenças dos animais com impacto na saúde e produção animal e na saúde pública.
Patologia
O laboratório de Anatomia Patológica realiza exames laboratoriais que visam
Necropsias a espécies pecuárias, animais de companhia e a animais silvestres;
Análises histopatológicas de biopsias, de peças cirúrgicas e de órgãos colhidos a partir da inspeção sanitária em Matadouro ou a partir da necropsia;
Análises citológicas.
Bacteriologia
O laboratório desenvolve a sua atividade no isolamento e identificação de bactérias patogénicas, nomeadamente no apoio laboratorial aos planos de erradicação de doenças como a brucelose bovina, planos de controlo de salmonelas em aves de capoeira (pesquisa acreditada pela norma NP EN ISO/IEC 17025) e planos de manutenção do estatuto sanitário como a brucelose dos pequenos ruminantes. Realiza ainda análises no âmbito do diagnóstico clínico nas áreas de bacteriologia geral, leptospirose e diagnóstico de mastites.
Micologia (Micologia Veterinária)
As principais atividades prendem-se com as análises no domínio: Micologia Veterinária - Pesquisa de dermatomicoses, Pesquisa de mamites micóticas e Prototheca sp., Pesquisa de otites micóticas e Pesquisa de micoses internas.
Parasitologia
O laboratório de Parasitologia desenvolve a sua atividade na área do diagnóstico parasitológico, solicitado pelas entidades oficiais, por médicos veterinários, agricultores e público em geral. As análises efetuadas referem-se à contagem e identificação de parasitas em amostras coprológicas, raspagens cutâneas, hematológicas e pesquisas de protozoários, em diferentes espécies animais. Efetua igualmente a pesquisa de larvas de Trichinella spp em músculo de suíno, no cumprimento do Regulamento (EU) n.º 2015/1375 e suas alterações, pesquisa acreditada no âmbito da Norma NP EN ISO/IEC 17025.
Serologia
O laboratório de Serologia realiza análises serológicas no âmbito do Programa de Erradicação da Brucelose. Este setor efetua a pesquisa de anticorpos anti-brucela no soro pelas provas de rastreio e de confirmação (Aglutinação com o Antigénio Rosa de Bengala e Fixação do Complemento) e a pesquisa de anticorpos anti-brucela no leite por ELISA.
Virologia
O Laboratório de Virologia realiza análises no âmbito dos Planos de Controlo Oficial de doenças como Leucose Enzoótica Bovina, Doença de Aujeszky (pesquisas acreditadas no âmbito da Norma NP EN ISO/IEC 17025) e Tuberculose. Realiza igualmente pesquisas no âmbito do Plano Global de Sanidade Animal para diagnóstico de doenças como: BVD/MD, IBR/IPV, Neosporose e Paratuberculose.
Também faz parte da rotina a execução de análises para diagnóstico de doenças causadas por agentes patogénicos como: Rotavírus, Coronavírus, Cryptosporidium, PRRSV, Parvovírus suíno, Vírus da Língua Azul, Clamídias e Mycoplasma.
BSE
O laboratório de BSE começou a funcionar em Abril de 2001, com o objetivo de fazer o despiste rápido das Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis - EET’s. Neste laboratório são realizadas todas as análises solicitadas no âmbito do Plano de Vigilância das Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis (pesquisa acreditada no âmbito da Norma NP EN ISO/IEC 17025).
São efetuados testes aos troncos cerebrais de bovinos, ovinos, caprinos cervídeos abatidos nos matadouros para consumo, assim como, aos bovinos, ovinos, caprinos e cervídeos mortos na exploração, no transporte ou na abegoaria.
Qualidade do Leite
O laboratório tem como principal objetivo dar resposta às análises no âmbito do Contraste Leiteiro. Recorre a métodos aprovados a nível nacional e internacionalmente (Citometria de Fluxo e Espectroscopia FTIR), constituindo uma ferramenta essencial na gestão económica das explorações. Os ensaios são realizados em amostras individuais e/ou de conjunto, pertencentes a produtores inseridos no Contraste Leiteiro ou a produtores particulares. Os parâmetros da Gordura, Proteína, ESD, CCS, Ureia e Caseína encontram-se acreditados pela Norma NP EN ISO/IEC 17025.
Reprodução
O laboratório de Reprodução foi implementado em 2017, desenvolve a sua atividade principalmente no diagnóstico de gestação no leite de bovinos e caprinos, e no sangue/soro de bovinos, ovinos e caprinos.
O diagnóstico é baseado na tecnologia ELISA para a deteção do nível de glicoproteínas associadas à gestação (PAGs). Estas proteínas com a atividade hormonal, são produzidas quando o animal está gestante e a sua concentração aumenta no sangue e no leite com o avançar da gestação, sendo possível a sua identificação a partir do final do primeiro mês de gestação.
Tradicionalmente, a gestação é determinada por palpação retal ou ultrassonografia transretal. O diagnóstico de gestação por ELISA oferece um método comprovado em laboratório para a deteção da gestação a partir dos 28 dias após a inseminação/cobrição, oferecendo aos produtores e veterinários uma importante ferramenta para a identidicação dos animais gestantes.