‘Workshop’ “Agricultura de precisão: do conceito à prática” em Santa Maria esta quinta-feira
Abertas candidaturas ao Regime de Apoio à Aquisição de Leguminosas

Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural promove sessões de esclarecimento sobre cultura do café
Seja Bem-vindo à página da Direção Regional da Agricultura
A Direção Regional da Agricultura (DRAg) é o departamento da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural a quem compete contribuir para a definição de políticas públicas na área agrícola e pecuária.
Além de realizar anualmente ações de formação, sensibilização e estudos científicos, a DRAg zela pela fiscalização, promoção e melhoria da qualidade da produção agrícola açoriana, pelo fomento da diversificação agrícola, agricultura biológica, sanidade animal e vegetal, bem como pela higiene pública veterinária.
Esta entidade é ainda responsável pelos seguintes serviços: Laboratório Regional de Veterinária, Laboratório Regional de Sanidade Vegetal e Laboratório Regional de Enologia.
7 de Novembro 2023
‘Workshop’ “Agricultura de precisão: do conceito à prática” em Santa Maria esta quinta-feira
A Comissão Vitivinícola Regional dos Açores (CVR Açores), através da Direção Regional da Agricultura, organiza esta quinta-feira, 9 de novembro, a última edição do ‘workshop’ “Agricultura de precisão: do conceito à prática”, desta feita na ilha de Santa Maria, integrando o programa do Santa Maria Wine Fest. À semelhança do que aconteceu na ilha Terceira e na ilha do Pico, esta ação, a ter lugar no auditório da Cooperativa Agromariense, tem por objetivo o desenvolvimento e implementação de tecnologia e estratégias de viticultura fundamentais para a inovação no setor e adaptação às alterações climáticas. Os oradores convidados são José Silvestre, investigador auxiliar no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), tendo como domínio de especialização a ecofisiologia da vinha, e Cátia Pinto, Diretora Executiva da Associação SFCOLAB (Smart Farm Colab), um Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura. A iniciativa insere-se no Programa de Capacitação dos Agricultores para o Desempenho Sustentável das Explorações Agrícolas, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). De acordo com o Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, têm sido realizadas “um conjunto alargado e diverso de formações que visam a transferência de conhecimentos e de informação com o intuito de capacitar e aconselhar os produtores e trabalhadores agrícolas nas principais fileiras agrícolas regionais”. “Estas ações têm-se focado na especificidade da produção agrícola de cada ilha, no âmbito da gestão eficiente e sustentável das explorações agrícolas em termos económicos, sociais, ambientais, climáticos, de bem-estar animal, de saúde pública e de eficiência na utilização dos recursos”, disse o governante, relembrando que “estão previstas ainda o desenvolvimento de diversas ações externas até ao final do ano, quer para produtores, como para os técnicos que dão apoio à produção”. As inscrições para este ‘workshop’ podem ser efetuadas através do formulário disponível em https://e-form.azores.gov.pt/formulario/421 ou junto da Cooperativa Agromariense. O Programa de Capacitação dos Agricultores e de Promoção da Literacia em Produção e Consumo Sustentáveis é uma medida do Relançamento Económico da Agricultura Açoriana, no âmbito do PRR, com enfoque na promoção da convergência económica e da resiliência das economias, contribuindo para assegurar o crescimento sustentável de longo prazo e para responder aos desafios da dupla transição para uma sociedade mais ecológica e digital.
6 de Setembro 2023
Abertas candidaturas ao Regime de Apoio à Aquisição de Leguminosas
A Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural informa que se encontram abertas, desde o dia 1 de setembro, as candidaturas aos apoios a conceder para a aquisição de sementes de leguminosas destinadas ao melhoramento das pastagens para alimentação animal. Esta medida insere-se no âmbito da prossecução dos objetivos de promoção da autossuficiência alimentar animal, à redução do uso de pesticidas, fertilizantes e agentes antimicrobianos, à promoção da diversidade biológica dos recursos genéticos vegetais e animais, à conservação do solo e da água, à redução das emissões de gases com efeito de estufa e aumento da fixação de carbono. Podem beneficiar deste apoio agricultores em nome individual ou coletivo, que tenham adquirido sementes de leguminosas certificadas, destinadas ao melhoramento das pastagens para alimentação animal, que satisfaçam as condições previstas na resolução do concelho do Governo n.59/2021, de 23 de março, designadamente, estar legalmente constituídas; possuir a situação regularizada perante a administração fiscal e a segurança social; cumprir as condições legais necessárias ao exercício da respetiva atividade, nomeadamente em matéria de licenciamentos e dispor de contabilidade adequada. Os agricultores deverão submeter o formulário de candidatura e documentação exigida, através do portal https://gestpdr.azores.gov.pt/, ou, em alternativa, dirigir-se a um serviço de desenvolvimento agrário de ilha. O limite financeiro dos apoios a conceder para esta medida para o ano de 2023 é de 30 mil euros, tendo a despesa cabimento no Plano da Direção Regional da Agricultura.