Caracterização
Os recursos hídricos compreendem as águas e abrangem os respetivos leitos e margens, zonas adjacentes, zonas de infiltração máxima e zonas protegidas.
Os recursos hídricos dos Açores caraterizam-se pela existência de:
- Águas superficiais | clique aqui para mais informação
Cursos de água maioritariamente de caudal não permanentes e de regime torrencial, Lagoas naturais, Águas de transição, Águas costeiras e Lagoas artificiais
- Águas subterrâneas | clique aqui para mais informação
Aquíferos, Nascentes e Furos de captação
Gestão dos Cursos de Água
Anualmente, o serviço executivo do departamento do Governo dos Açores competente em matéria de recursos hídricos, promove, com a colaboração dos diversos serviços de ambiente de ilha, a avaliação do estado geral das ribeiras dos Açores, apontando pontos críticos, ações necessárias, responsabilidades e grau de urgência. Trata-se de uma ferramenta que permite a identificação de várias situações nos cursos de água regionais com necessidade de intervenção, apoiando o processo de decisão no estabelecimento de prioridades de atuação em cada ilha.
O levantamento do estado dos cursos de água encontra-se reproduzido num relatório anual, com campanhas realizadas durante a primavera e verão, que apoiará a definição das ações prioritárias a adotar pré-inverno, bem como o planeamento para o ano hidrológico (1 de outubro a 30 de setembro).
Clique aqui para aceder à Avaliação do Estado dos Cursos de Água na Região.
Valorização dos Sistemas Hídricos
Para a proteção e valorização dos recursos hídricos e de salvaguarda de pessoas e bens contra situações hidrológicas extremas, a administração pública estabelece medidas de conservação e reabilitação dos sistemas hídricos, bem como a manutenção e limpeza dos cursos de água dos Açores.