6 de Janeiro 2023 - Publicado há 475 dias, 13 horas e 37 minutos
Clélio Meneses apresentou projeto Fantoche Não És!, centrado na promoção da saúde
location Ponta Delgada

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

O Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, presidiu esta quinta-feira na freguesia do Pico Pedra, em São Miguel, à apresentação do programa Fantoche Não És!.

Tendo como entidade promotora a Solidaried’Arte Açores - Associação de Educação e Integração pela Arte e Desenvolvimento Cultural Social e Local, este programa centra-se na promoção da saúde, prevenindo comportamentos de risco, particularmente o comportamento aditivo, e destina-se a crianças entre os 4 e os 6 anos, abrangendo cerca de 70 escolas com ensino pré-escolar da rede pública.

Clélio Meneses disse na apresentação do programa, no CATL do Pico da Pedra – Pequenos Curiosos, que o mesmo se enquadra na política do Governo Regional relativamente às dependências , e“que tem a ver com uma aposta estratégica na prevenção”.

Neste âmbito, o governante considerou a importância de envolver as famílias na intervenção comunitária, “mais do que transmitir mensagens de fora para dentro”.

“Neste caso, as crianças estão envolvidas, de forma que esta mensagem tenha eficácia, e não tanto na identificação dos riscos e das consequências das dependências, mas sobretudo no fortalecimento da personalidade através de sentimentos de segurança, de autoestima, de confiança, que faz com que as pessoas sejam mais resistentes a uma situação de dependência”, sublinhou.

O Secretário Regional da Saúde e Desporto exortou as comunidades a envolverem-se, “aproveitando as suas capacidades, sobretudo através da prevenção”, tendo em vista “a proteção em relação às dependências”.

“No fundo queremos crianças livres, autónomas e seguras, para que não caiam no problema que afeta, infelizmente, muitas pessoas, famílias, empresas e a sociedade”, frisou.

O Programa Fantoche Não És! conta com um financiamento de 11 mil euros do Governo Regional, através da Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências, da Secretaria Regional da Saúde e Desporto. Constitui-se uma resposta centrada nas crianças, a partir do contexto escolar e de ATL, envolvendo também os pais e encarregados de educação em moldes mais ativos.

O mesmo propõe uma intervenção especializada utilizando o teatro de marionetas enquanto ferramenta de intervenção para a educação, onde serão abordados temas no âmbito das competências socio emocionais (autoestima, emoções, regulação emocional, tomada de decisão, entre outras).

Na sessão de apresentação estiveram presentes o responsável pela Solidaried’Arte, Leonardo Ferraz de Sousa, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, e o Diretor Regional da Prevenção e Combate às Dependências, Pedro Fins.

Clélio Meneses deixou ainda a ideia de que o mesmo programa poderá ser aplicado em outras ilhas do arquipélago.

© Governo dos Açores | Fotos: SRSD

Partilhar