30 de Novembro 2022 - Publicado há 505 dias, 3 horas e 14 minutos
Governo dos Açores promove II Encontro Regional de Clubes Europeus
location Ponta Delgada

Subsecretário Regional da Presidência

O Governo dos Açores promove no próximo sábado, dia 3 de dezembro, na vila de Nordeste, em São Miguel, a realização do II Encontro Regional de Clubes Europeus.

A iniciativa, que reúne os professores responsáveis pelos Clubes Europeus de escolas básicas, secundárias e profissionais da região, tem por objetivo proporcionar um momento de trabalho e de reflexão sobre as atividades destes espaços escolares dinamizadores de atividades no domínio da Dimensão Europeia da Educação e do conhecimento sobre a União Europeia.

Este encontro visa ainda potenciar a troca de experiências e de boas práticas entre os participantes, sensibilizando os docentes e as escolas dos Açores para a importância da existência de Clubes Europeus para a promoção de um maior espírito europeu de cidadania ativa junto dos mais jovens.

A sessão de abertura do II Encontro Regional de Clubes Europeus realiza-se sábado, às 9h00, com a presença do Diretor Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, Carlos Amaral, do Diretor Regional da Educação, Rui Espínola, e de Rui Lourenço, da Direção Geral da Educação (DGE).

O programa do evento, promovido pelo gabinete do Subsecretário Regional da Presidência em colaboração com a Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, integra uma sessão dedicada à temática da “Cidadania e Clubes Europeus”, a cargo da Direção Geral da Educação, com uma intervenção de Rui Lourenço sobre “A Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania no contexto dos Clubes Europeus” e de Madalena Calado sobre “Os Clubes Europeus como elementos integradores do domínio Instituições e Participação Democrática”, seguidas de um espaço de debate entre todos os participantes e ainda de uma sessão para os coordenadores dos Clubes Europeus da região apresentarem as suas atividades. A parte da tarde será preenchida com uma sessão prática/workshop e com a apresentação das conclusões deste II Encontro.

Já na sessão de encerramento, prevista para as 17h00, estarão presentes o Subsecretário Regional da Presidência, Pedro de Faria e Castro, a Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, e o Vice-presidente da Câmara Municipal de Nordeste, Marco Mourão.

Participam neste evento os coordenadores dos Clubes Europeus das ilhas do Pico, São Jorge, Terceira e São Miguel, que no ano letivo 2022/2023 estão ativos e inscritos na Rede Nacional de Clubes Europeus, da DGE.

© Governo dos Açores

Partilhar