20 de Novembro 2022 - Publicado há 516 dias, 4 horas e 30 minutos
Presidente do Governo marcou presença no lançamento da edição de luxo de “Saudades da Terra”, de Gaspar Frutuoso
location Ponta Delgada

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, marcou presença, no sábado, no lançamento da edição de luxo da obra “Saudades da Terra”, de Gaspar Frutuoso, personalidade que, pela sua “intelectualidade”, garantiu projeção dos Açores “no plano nacional e mundial”.

José Manuel Bolieiro saudou o “resgate de memória” que foi feito pela editora Letras Lavadas com esta edição, uma “verdadeira e justa homenagem” a Gaspar Frutuoso.

O Presidente do Governo deixou o incentivo para que haja “mais estudo e mais publicações” sobre o autor.

“Gaspar Frutuoso deu-nos conhecimento sobre nós mesmos, a descoberta das ilhas e identidade da Macaronésia a partir dos Açores”, vincou o governante.

Gaspar Frutuoso foi um historiador, sacerdote e humanista açoriano, nascido em Ponta Delgada em 1522 e falecido na Ribeira Grande em 1591.

Com bacharelato em Artes e Teologia pela Universidade de Salamanca, e doutoramento em Teologia, o autor destacou-se pela obra “Saudades da Terra”, uma detalhada descrição histórica e geográfica dos arquipélagos dos Açores, Madeira e Canárias, para além de múltiplas referências ao de Cabo Verde e a outras regiões atlânticas.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar