5 de Setembro 2022 - Publicado há 648 dias, 18 horas e 30 minutos
Disponíveis candidaturas a bolsas de mestrados
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais

Já é possível formalizar a candidatura ao regime de concessão de bolsas de estudo para a frequência de mestrado na área de formação de professores.

Para a Secretária Regional da Educação dos Assuntos, Sofia Ribeiro, as 60 bolsas agora criadas “pretendem ajudar a suprir a carência de pessoal docente nas escolas dos Açores”.

Em causa está a publicação em Jornal Oficial de um despacho conjunto dos membros do Governo dos Açores competentes em matéria de Educação e de Qualificação Profissional e Emprego que define um número máximo de bolsas, por grupo de recrutamento, para estudantes da Região que frequentem cursos de mestrado na área da formação de professores.

Sofia Ribeiro explicou que o critério para a definição das vagas por grupo de recrutamento, decorreu “da avaliação de contratos a termo resolutivo com recurso à bolsa de emprego público da Região Autónoma dos Açores, firmados no ano letivo anterior”.

Falamos dos grupos de Português/Inglês e Educação Visual e Tecnológica, ambas do 2.º ciclo do ensino básico, e também de Português, Inglês, Língua Gestual Portuguesa, História, Física e Química, Biologia e Geologia, Informática e o ensino de Piano.

De acordo com a titular da pasta da Educação, os grupos de recrutamento Biologia e Geologia e de Informática “são considerados prioritários” na atribuição de bolsas, “sendo-lhes reservadas, respetivamente, 10 e 25 bolsas”.

“As bolsas que remanescerem dessas 35, e até ao máximo de 60, serão distribuídas pelos restantes grupos de recrutamento”, referiu.

A candidatura é efetuada através de um requerimento, “acompanhado de documento comprovativo de matrícula no curso, de um documento onde conste a nota de candidatura ao referido curso ou a sua média, bem como de certificado do 12.º ano, onde conste a escola em que o completou”.  

Por sua vez, a Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, sublinha a relevância deste apoio no âmbito da política de qualificação e valorização profissional dos açorianos.

“A atribuição destas bolsas de estudo constitui mais um exemplo do trabalho que o Governo dos Açores está a fazer com vista ao reforço das qualificações dos açorianos, neste concreto dos profissionais do setor da Educação, investimento, esse, que certamente se irá repercutir positivamente no desenvolvimento sócio-económico da região”, afirma Maria João Carreiro.

A concessão de bolsas resulta da aprovação, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, de uma proposta apresentada pelos partidos da coligação (PSD, CDS-PP e PPM), em setembro de 2021.  

Recorde-se que, na semana passada, a governante referiu que 99% das necessidades docentes das escolas estavam colmatadas, havendo mais 45 professores a lecionar nas escolas da região do que no ano letivo passado.

© Governo dos Açores

Partilhar