30 de Agosto 2022 - Publicado há 577 dias, 2 horas e 52 minutos
Governo dos Açores assinala Dia Internacional da Limpeza Costeira
location Horta

Secretaria Regional do Mar e Pescas

A Secretaria Regional do Mar e das Pescas, através da Direção Regional de Políticas Marítimas (DRPM) assinala, no próximo dia 17 de setembro, o Dia Internacional da Limpeza Costeira.

À semelhança do ocorrido em anos anteriores, a DRPM pretende envolver todos os cidadãos, entidades públicas e privadas, bem como organizações cívicas dos Açores, para a problemática do lixo marinho, uma preocupação que é partilhada por cada vez mais pessoas em todo o mundo.

Nesse sentido, o Governo dos Açores convida todas as entidades, públicas, privadas e a comunidade a participar ou a organizar ações de limpeza costeira ou subaquática na sua ilha, que deverão decorrer preferencialmente no dia 17 de setembro (ou data próxima), com vista ao alerta da sociedade para esta problemática.

Este evento surge também no âmbito dos objetivos dos projetos Life IP Azores Natura e OceanLit (Interreg Mac), projetos esses de que a Direção Regional de Políticas Marítimas é entidade parceira beneficiária.

A DRPM compilará informação referente a todas as ações de limpeza organizadas neste âmbito e os dados obtidos serão utilizados para responder às exigências de reporte internacional da Região Autónoma dos Açores no contexto da Diretiva-Quadro Estratégia Marinha (DQEM) e da Convenção para a Proteção do Meio Marinho do Atlântico Nordeste (OSPAR), suportando também a definição de macropolíticas de âmbito internacional na área do lixo marinho. A recolha desta informação será assim de extrema importância.

Com vista a melhorar a compatibilização das iniciativas previstas, a Direção Regional de Políticas Marítimas sugere que a organização destas ações seja feita em colaboração com este serviço, devendo as entidades interessadas contactar a DRPM através do e-mail [email protected], enviando informação sobre o evento (data, local e organizador da limpeza).

Para reporte de resíduos recolhidos nas ações de limpeza, os interessados poderão extrair a ficha de registo dedicada e submeter a informação no portal do Governo dos Açores para o lixo marinho: http://www.azores.gov.pt/Gra/Lixo+Marinho+-+DRAM.

© Governo dos Açores

Partilhar