18 de Outubro 2021 - Publicado há 914 dias, 18 horas
Campanha do Governo dos Açores promove poupança energética junto das famílias mais carenciadas através da troca de lâmpadas
location Ponta Delgada

Vice-Presidência do Governo Regional

O Governo Regional dos Açores vai implementar uma iniciativa que promove a troca de lâmpadas pouco eficientes, existentes nas casas das famílias mais carenciadas da Região, por lâmpadas com elevada eficiência energética, de tecnologia LED (díodo emissor de luz), proporcionando poupanças na fatura energética.

A Campanha Lâmpada Amiga prevê a troca de 10 lâmpadas por agregado familiar e a entrega de um folheto informativo com dicas práticas de poupança de energia, incorporando também uma caderneta na qual os beneficiários poderão registar, mensalmente, os seus consumos de eletricidade, de modo a aferir as poupanças obtidas.

Numa primeira fase, a iniciar no decorrer do próximo mês, a campanha abrangerá as famílias residentes em habitação social, propriedade da Região Autónoma dos Açores. Posteriormente, será alargada aos Açorianos que sejam beneficiários de apoio social atribuído pelo Instituto da Segurança Social dos Açores.

Esta é uma ação importante no combate à pobreza energética por via da redução de consumos no imediato, em consequência da troca de lâmpadas. É de realçar, no entanto, que o aspeto chave da campanha reside na promoção da gestão de consumos, com vista à redução da fatura energética e contribuindo para a sensibilização e educação dos açorianos nesta matéria.

A Campanha Lâmpada Amiga decorre de uma resolução do Conselho do Governo dos Açores e resulta de uma iniciativa da Direção Regional da Energia, em parceria com a Direção Regional da Habitação e o Instituto da Segurança Social dos Açores.

© Governo dos Açores

Partilhar