16 de Setembro 2021 - Publicado há 950 dias e 15 minutos
Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital organiza nova sessão de cinema comentado
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura, promove, na próxima sexta-feira, às 21h00, a realização da 3.ª sessão do ciclo de cinema comentado “Filmes à Lupa”, a decorrer na Carmina | Galeria de Arte Contemporânea Dimas Simas Lopes, orientada pelo cinéfilo e crítico de cinema Hugo Tiago.

Na sessão, será analisado e comentado o filme “Presas Brancas”, realizado em 1991, por Randal Kleiser, com a participação de Ethan Hawke, Klaus Maria Brandauer e Seymour Cassel, que aborda a questão da mineração de ouro no Alasca.

Esta iniciativa integra-se no programa de dinamização da exposição de fotografia de Luís Godinho “Blood Red Luxury”, aberta ao público até sábado, 18 de setembro, que reporta as condições desumanas em que é feito o garimpo de pedras semipreciosas de Ganet (Granada), na Mina de Thatha, no norte de Moçambique, provocando o aumento do abandono escolar, da prostituição e de doenças como a tuberculose e o VIH-SIDA.

Neste ciclo de projeções comentadas, que conta com a colaboração do Cineclube da Ilha Terceira, serão apresentados filmes icónicos da história do cinema, cujo tema esteja associado às das exposições patentes naquele núcleo expositivo do Museu de Angra do Heroísmo, de forma não só a facultar abordagens complementares à temática desenvolvida nas mesmas, mas também, em especial, fornecer ferramentas capazes de permitir uma melhor leitura e fruição do cinema enquanto expressão artística.

A atividade é de frequência gratuita e decorre em regime de livre acesso, sendo salvaguardadas as medidas de segurança sanitária em vigor.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt.

© Governo dos Açores | Fotos: DRaC

Partilhar