8 de Setembro 2021 - Publicado há 958 dias, 22 horas e 1 minutos
Museu do Vinho acolhe dois festivais musicais no Pico
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, por via da Direção Regional da Cultura (DRC), através do Museu do Pico (MP), acolhe, nos dias 12, 15, 16, 17 e 18 de setembro, a realização de vários concertos de dois festivais musicais, no Museu do Vinho, na Madalena do Pico.

Nesse âmbito, o Museu do Pico associa-se, pela primeira vez, ao Festival Internacional dos Açores, que promove a 16.ª edição, com a dinamização, a 12 de setembro, pelas 15h30, no Museu do Vinho, de um recital de violoncelo a solo com Pavel Gomziakov, seguido de provas de vinhos.

O músico Pavel Gomziakov, nascido na região dos Urais, Rússia, iniciou os estudos de violoncelo aos nove anos de idade e aos catorze foi viver para Moscovo, onde ingressou na Escola de Gnessin e no Conservatório de Moscovo. Em 2000 foi admitido na Escola Superior de Música Reina Sofia, em Madrid, e terminou o seu período de aperfeiçoamento no Conservatório Nacional de Paris. Premiado em vários concursos internacionais, já atuou em várias salas de concerto em todo o mundo, como solista ou integrado em agrupamentos.

Criado em 1984, o Festival Internacional dos Açores, que até 2006 contou com quinze edições, é um evento musical que a entidade promotora, a CULTURXIS, reativou no corrente ano, apresentando um projeto com direção artística e acompanhamento de dois dos organizadores originais deste festival, Jorge Forjaz e Adriano Jordão.

A entrada para o evento é gratuita, mas necessita de reserva através do email do Festival: [email protected].

O segundo certame artístico, que decorre entre os dias 15 e 18 de setembro, à hora de almoço, pelas 12h30, nos espaços exteriores do Museu do Vinho, é referente ao 6.ª Festival Cordas – Cordas World Music Festival.

Nesse âmbito, no dia 15, atuarão Pieter Adriaans e o seu irmão Ewout Adriaans, trazendo vários instrumentos de corda e sons originais e de improvisação no estilo do blues; no dia 16, subirá ao palco Marcos Fernandez, professor de guitarra e participante de várias iniciativas, com sonoridades da Galiza; nos dias 17 e 18, atuarão, respetivamente, Luís Barbosa e Sara Cruz, ambos açorianos, que apresentarão temas originais inspirados no rock, funk e blues.

As entradas para os concertos são igualmente gratuitas, sendo obrigatório o uso de máscara, bem como a distância de segurança entre o público.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt.

© Governo dos Açores | Fotos: DRaC

Partilhar