19 de Agosto 2021 - Publicado há 974 dias, 10 horas e 35 minutos
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 36 novos casos positivos de covid-19, sendo 30 em São Miguel, cinco na Graciosa e um na Terceira, decorrentes de 970 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região e uma em laboratório privado não convencionada.  

Em São Miguel todos os casos correspondem a transmissão comunitária. Por concelhos, Lagoa registou dois casos, Ponta Delgada 21 e Ribeira Grande, sete. 

A Graciosa registou cinco novos casos, (dois em Santa Cruz e três no Guadalupe), que correspondem a cadeias ativas na ilha. 

Na Terceira há um caso em Santa Cruz, do Concelho da Praia da Vitória, em contexto de transmissão comunitária (conferir Anexo 1 – quadro de positivos para todo o arquipélago).  

Também nas últimas 24 horas foram registadas 33 recuperações (conferir Anexo 2 – quadro de recuperações para todo o arquipélago).  

À data de hoje estão internados 12 doentes nos hospitais dos Açores, 10 dos quais no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada (com um em Unidade de Cuidados Intensivos) e dois no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira. 

Verificou-se a saída da Região de um indivíduo positivo, não residente, que se encontrava na freguesia de São Pedro, concelho de Ponta Delgada, deixando de contar como caso positivo no arquipélago.  

Registou-se também o óbito de um homem que se encontrava internado no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada. 

O arquipélago regista presentemente 456 casos positivos ativos, sendo 384 em São Miguel, 27 na Terceira, 18 em São Jorge, 12 na Graciosa, nove no Faial, cinco em Santa Maria, e um no Pico.   

Estão ativas sete cadeias de transmissão local primária em todo o arquipélago, sendo duas no Pico, uma em São Jorge, uma em Santa Maria, duas na Graciosa e uma partilhada entre Faial e São Jorge. Até ao presente foram extintas 225 em todas as ilhas. Em vigilância ativa estão hoje 1.424 pessoas.  

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.467 casos positivos de Covid-19, tendo recuperado da doença 7.810 pessoas. Faleceram 40, saíram do arquipélago 90 e 71 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se 667.555 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2 que causa doença covid-19.   

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 16 de agosto, foram vacinadas nos Açores 167.580 pessoas com a primeira dose (67,9 por cento) e 152.369 com vacinação completa (64,4 por cento), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.  

Anexo 1 

 TOTAL POSITIVOS  

Distribuição geográfica 

Nº Casos 

Ilha de São Miguel 

30 

Lagoa 

2 

Lagoa (Nossa Senhora do Rosário) 

Lagoa (Santa Cruz) 

Ponta Delgada 

21 

Arrifes 

Fajã de Cima 

Ponta Delgada (São José) 

Feteiras 

Ponta Delgada (São Sebastião) 

Fajã de Baixo 

Ponta Delgada (São Pedro) 

Fenais da Luz 

Ribeira Grande 

7 

Santa Bárbara 

Ribeira Grande (Matriz) 

Calhetas 

Ilha Terceira 

1 

Praia da Vitória 

1 

Praia da Vitória (Santa Cruz) 

Ilha da Graciosa 

5 

Santa Cruz da Graciosa 

5 

Santa Cruz da Graciosa 

Guadalupe 

Total Geral 

36 

 

 Anexo 2 

RECUPERAÇÕES  

   

Localização 

Nº. Casos 

Ilha Terceira 

3 

Angra do Heroísmo 

3 

Terra Chã 

Posto Santo 

Cinco Ribeiras 

Ilha de São Miguel 

27 

Ponta Delgada 

15 

Covoada 

Ponta Delgada (São Sebastião) 

Arrifes 

Ponta Delgada (São Pedro) 

Capelas 

Fajã de Cima 

Ponta Delgada (São José) 

Candelária 

Ribeira Grande 

11 

Fenais da Ajuda 

Ribeira Grande (Matriz) 

Rabo de Peixe 

Ribeira Grande (Conceição) 

Santa Bárbara 

Lagoa 

1 

Água de Pau 

Ilha do Faial 

3 

Horta 

3 

Feteira 

Ilha de Santa Maria 

2 

Vila do Porto 

2 

Almagreira 

Total Geral 

35 

© Governo dos Açores

Partilhar