9 de Agosto 2021 - Publicado há 988 dias, 1 horas e 30 minutos
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 27 novos casos de covid-19, sendo 25 em São Miguel e dois no Faial, decorrentes de 984 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região e duas em laboratório privado não convencionado.

Em São Miguel, todos os casos correspondem a transmissão comunitária. Por concelhos, a Lagoa regista dois novos casos (um no Rosário e um em Santa Cruz) e o concelho de Ponta Delgada regista 15 novos casos (cinco nas Capelas, quatro na Fajã de Cima, dois nos Arrifes, dois em São José, um em São Sebastião e um na Candelária). O concelho de Vila Franca do Campo regista um novo caso em Santa Bárbara, no concelho da Povoação há um novo caso nas Furnas e o concelho da Ribeira Grande regista seis novos casos (três em Rabo de Peixe, um Santa Bárbara, um na Matriz e um na Conceição).

No Faial foram diagnosticados dois novos casos que se ligam à cadeia pré-existente.

No decurso da investigação epidemiológica, foi verificado que três casos positivos, inicialmente alocados ao concelho da Madalena, Ilha do Pico, se encontram a residir na Horta, ilha do Faial, pelo que os dados plasmados no quadro em anexo, espelham a referida alteração.

Também nas últimas 24 horas foram registadas 14 recuperações, sendo 11 na Terceira e três em São Jorge. Na Terceira foram registadas três recuperações no concelho de Angra do Heroísmo (duas na Terra Chã e uma em Nossa Senhora da Conceição) e no concelho da Praia da Vitória registou-se um total de oito recuperações (três em São Brás, uma nas Lajes, uma em Santa Cruz e uma na Agualva). Em São Jorge foram registadas três recuperações na vila e concelho de Velas.

À data de hoje estão internados seis doentes, sendo quatro no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, e dois no Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo (com um em UCI).

O arquipélago conta presentemente com 554 casos positivos ativos, sendo 438 em São Miguel, 70 na Terceira, 20 no Faial, 15 em Santa Maria, seis no Pico e cinco em São Jorge.

Estão ativas sete cadeias de transmissão local primária, sendo duas no Pico, duas em São Jorge, duas em Santa Maria e uma no Faial. Até ao presente foram extintas 223 em todas as ilhas. Em vigilância ativa estão hoje 974 pessoas.   

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.055 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 7.306 pessoas. Faleceram 38, saíram do arquipélago 89 e 68 apresentaram prova de cura anterior.

Até ao presente realizaram-se 656.794 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2 que causa doença covid-19. Desde 31 de dezembro de 2020 e até 2 de agosto, foram vacinadas nos Açores 145.562 pessoas com a primeira dose (61,5 por cento) e 137.897 com vacinação completa (58,2 por cento), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

© Governo dos Açores

Partilhar