6 de Agosto 2021 - Publicado há 992 dias, 18 horas e 42 minutos
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 55 novos casos positivos de covid-19, sendo 38 em São Miguel, oito na Terceira, seis no Faial, dois no Pico e um em São Jorge, decorrentes de 1.936 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região e uma em laboratório privado não convencionado.  

Em São Miguel, um viajante não residente, na freguesia de São Sebastião, concelho de Ponta Delgada, obteve resultado positivo à chegada. Todos os casos restantes correspondem a transmissão comunitária. Por concelhos, a Lagoa regista três novos casos, o concelho de Ponta Delgada regista 18 novos casos, o concelho de Vila Franca do Campo regista dois novos casos e o concelho da Ribeira Grande regista 15 novos casos.  

Na Terceira, um viajante não residente, na freguesia de Santa Cruz, concelho da Praia da Vitória, obteve resultado positivo à chegada. Outro viajante residente, na freguesia da Fonte do Bastardo, concelho da Praia da Vitória, obteve resultado positivo ao 6.º dia. Os restantes casos correspondem a transmissão comunitária. No concelho de Angra do Heroísmo há dois novos casos e no concelho da Praia da Vitória foram registados seis novos casos. 

No Faial, um viajante residente, na freguesia das Angústias, concelho da Horta, obteve resultado positivo ao 6.º dia. Um viajante interilhas, residente,  obteve resultado positivo ao 6.º dia e originou nova cadeia de transmissão local primária na Horta. Os restantes casos estão ligados a cadeia anterior. 

No Pico, um viajante não residente, na vila e concelho da Madalena, obteve resultado positivo ao 6.º dia. Na Vila e concelho das Lajes um viajante residente obteve resultado positivo ao 6º dia, originando o aparecimento de uma cadeia de transmissão local primária. 

Em São Jorge, foi diagnosticado em Santo Amaro, concelho de Velas, um caso positivo de um viajante interilhas, não residente, que obteve resultado positivo à chegada. (conferir o quadro de novos casos para todo o arquipélago no Anexo 1).  

Também nas últimas 24 horas foram registadas 47 recuperações (conferir o quadro de recuperações para todo o arquipélago no Anexo 2).  

À data de hoje estão internados oito doentes, sendo quatro no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada (com um em UCI), três no Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo (com um em UCI), e um no Hospital da Horta. 

Um caso positivo identificado em São Miguel na freguesia do Faial da Terra, concelho da Povoação, apresentou documentação comprovativa de uma anterior infeção e respetiva recuperação, deixando por este motivo de contar como caso ativo na Região. 

No decurso da investigação epidemiológica, foi verificado que um caso inicialmente alocado na freguesia de Ponta Garça, concelho de Vila Franca do Campo e outro na freguesia da Fajã de Baixo, concelho de Ponta Delgada, se encontram a residir na freguesia do Cabouco, concelho da Lagoa, pelo que os dados plasmados no quadro abaixo refletem essa alteração.  

Um caso positivo identificado na freguesia de São Pedro, concelho de Angra do Heroísmo, após devida verificação, veio a revelar-se como um falso positivo, deixando por este motivo de constar nos casos ativos na região. 

O arquipélago conta presentemente com 541 casos positivos ativos, sendo 410 em São Miguel, 91 na Terceira, 13 em Santa Maria, 10 no Faial, oito em São Jorge, oito no Pico e um nas Flores. 

Com o aparecimento de três novas cadeias de transmissão local primária nas últimas 24 horas, são agora sete as cadeias de transmissão local primária, sendo duas no Pico, duas em São Jorge, uma em Santa Maria, uma no Faial e uma nas Flores. Até ao presente foram extintas 222 em todas as ilhas. Em vigilância ativa estão hoje 1.627 pessoas.    

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 7.915 casos positivos de Ccovid-19, tendo recuperado da doença 7.181 pessoas, faleceram 38, saíram do arquipélago 89 e 66 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se 653.675 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2 que causa doença covid-19. 

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 2 de agosto, foram vacinadas nos Açores 145.562 pessoas com a primeira dose (61,5 por cento) e 137.897 com vacinação completa (58,2 por cento), no âmbito do Plano Regional de Vacinação. 

© Governo dos Açores

Partilhar