31 de Julho 2021 - Publicado há 990 dias, 1 horas e 22 minutos
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional
location Angra do Heróismo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 46 novos casos positivos de covid-19, sendo 43 em São Miguel, dois na Terceira e um no Faial, decorrentes de2.139 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região e uma em laboratório não convencionado.

Em São Miguel, dois viajantes não residentes, um na freguesia do Pico da Pedra, concelho da Ribeira Grande e outro da freguesia de S. José, concelho de Ponta Delgada, obtiveram resultados positivos ao 6.º dia. Outro viajante, não residente, da freguesia do Faial da Terra, concelho da Povoação, obteve resultado positivo à chegada. Ainda um viajante residente, na freguesia de São José, concelho de Ponta Delgada, apresentou sintomatologia após realização de teste à chegada negativo. Os restantes casos correspondem a transmissão comunitária. Por concelhos, na Lagoa há três novos casos, no concelho de Ponta Delgada foram registados 15 novos casos, no concelho de Vila Franca do Campo há quatro novos casos, na Povoação há um novo caso eno concelho da Ribeira Grande há 20 novos casos.

Na Terceira, um viajante residente, na freguesia das Lajes, concelho da Praia da Vitória, obteve resultado positivo ao 6.º dia, o outro caso corresponde a transmissão comunitária. Ambos foram registados no concelho da Praia da Vitória.

O Faial regista um novo caso, de um viajante não residente, na freguesia das Angústias, concelho da Horta que obteve resultado positivo ao 6.º dia (conferir o quadro de positivos para todo o arquipélago no Anexo 1).

Também nas últimas 24 horas foram registadas 72 recuperações (conferir o quadro de recuperações para todo o arquipélago no Anexo 2).

À data de hoje estão internados 13 doentes, sendo sete no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada (com um em UCI), cinco no Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo (com um em UCI) e um no Hospital da Horta.

Um caso positivo identificado em São Miguel na freguesia dos Mosteiros, concelho de Ponta Delgada, apresentou documentação comprovativa de uma anterior infeção e respetiva recuperação, deixando por este motivo de contar como caso ativo.

O arquipélago conta presentemente com 561 casos positivos ativos, sendo 361 em São Miguel, 162 na Terceira, 12 em São Jorge, 10 no Pico, sete em Santa Maria, quatro nas Flores, quatro no Faial e um na Graciosa. 

Estão ativas no arquipélago sete cadeias de transmissão local primária, sendo três no Pico, uma no Faial, uma Pico/Flores, uma em São Jorge e uma nas Flores. Até ao presente foram extintas 218 em todas as ilhas. Em vigilância ativa estão hoje 1.319 pessoas.  

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 7.635 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 6.885 pessoas, faleceram 38, saíram do arquipélago 86 e 65 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se 641.615 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2 que causa doença covid-19. 

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 29 de julho m, foram administradas nos Açores 275.806 doses de vacinas contra a covid-19, havendo 142.045 pessoas com, pelo menos, uma dose e 133.761 pessoas com vacinação completa, no âmbito do Plano Regional de Vacinação. 

Anexo 1

TOTAL POSITIVOS 

Distribuição geográfica

Nº Casos

Ilha de São Miguel

43

Lagoa

3

Lagoa (Nossa Senhora do Rosário)

2

Lagoa (Santa Cruz)

1

Ponta Delgada

15

Arrifes

2

Fajã de Cima

1

Ponta Delgada (São José)

2

Covoada

1

Santa Clara

1

Fajã de Baixo

3

Ginetes

3

São Vicente Ferreira

2

Ribeira Grande

20

Calhetas

1

Maia

1

Rabo de Peixe

6

Ribeira Seca

4

São Brás

1

Pico da Pedra

2

Fenais da Ajuda

3

Ribeira Grande (Conceição)

1

Ribeira Grande (Matriz)

1

Vila Franca do Campo

4

Ribeira Seca

2

Vila Franca do Campo (São Miguel)

1

Água de Alto

1

Povoação

1

Faial da Terra

1

Ilha Terceira

2

Praia da Vitória

2

Lajes

1

Praia da Vitória (Santa Cruz)

1

Ilha do Faial

1

Horta

1

Horta (Angústias)

1

Total Geral

46

 

Anexo 2 

RECUPERAÇÕES 

Localização

N.ª de Casos

Ilha de São Miguel

42

Ribeira Grande

8

Rabo de Peixe

7

Ribeira Grande (Matriz)

1

Ponta Delgada

20

Ponta Delgada (São Sebastião)

1

Arrifes

8

Ponta Delgada (São Pedro)

2

Fajã de Cima

2

Rosto do Cão (São Roque)

4

São Vicente Ferreira

2

Ponta Delgada (São José)

1

Lagoa

12

Água de Pau

4

Cabouco 

3

Lagoa (Nossa Senhora do Rosário)

3

Lagoa (Santa Cruz)

2

Vila Franca do Campo

2

Ribeira das Tainhas

1

Vila Franca do Campo (São Miguel)

1

Ilha da Graciosa

1

Santa Cruz da Graciosa

1

São Mateus

1

Ilha Terceira

28

Praia da Vitória

12

Lajes

6

Porto Martins

2

Vila Nova

1

Fontinhas

2

Praia da Vitória (Santa Cruz)

1

Angra do Heroísmo

16

Terra Chã

4

São Bartolomeu de Regatos

1

Vila de São Sebastião

1

Porto Judeu

1

Angra (Nossa Senhora da Conceição)

2

São Mateus da Calheta

2

São Bento

2

Angra (São Pedro)

1

Angra (Santa Luzia)

1

Santa Bárbara

1

Ilha do Pico 

1

Madalena

1

Madalena

1

Total Geral

72

 

© Governo dos Açores

Partilhar