19 de Julho 2021 - Publicado há 1012 dias, 10 horas e 45 minutos
A participação dos cidadãos na construção europeia em debate virtual na quarta-feira
location Ponta Delgada

Subsecretário Regional da Presidência

O gabinete do Subsecretário Regional da Presidência do Governo dos Açores e a Direção Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa organizam, na quarta-feira, a segunda sessão do fórum “O Futuro dos Açores na Europa”, dedicado ao tema "Democracia: A Participação dos Cidadãos na UE".

A sessão decorrerá virtualmente pelas 10h30, através da plataforma Webex. 

Este é o segundo fórum no âmbito da participação dos Açores na Conferência sobre o Futuro da Europa.

Tem por objetivo dar voz aos cidadãos dos Açores sobre a integração europeia e pretende-se com esta iniciativa recolher contributos sobre o que, em cada uma das matérias em discussão, deverá ser a participação dos Açores na União Europeia e em que medida a União deve evoluir no sentido de melhor integrar a Região nos seus objetivos, nas suas políticas e na sua ação.

“Falar sobre democracia é fundamental e entender como podemos reforçar a participação dos açorianos, seja nos atos eleitorais, seja nos atos de cidadania europeia torna-se crucial naquele que é o maior debate de auscultação dos europeus”, defende Pedro de Faria e Castro, Subsecretário Regional da Presidência.

“O foco desta iniciativa passa por suscitar o debate em torno da democracia e recolher o maior número de contributos com a sociedade civil, partidos e associações de modo a transmitirmos a visão dos Açores às instituições europeias”, acrescenta ainda o governante.

O Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, Luís Garcia, fará uma intervenção introdutória do tema desta sessão do fórum dedicada à democracia, que será moderada pelo Diretor Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, Carlos Amaral. O encerramento caberá ao Coordenador da Europe Direct Açores, Alfredo Borba.

Os interessados deverão inscrever-se aqui: Inscrição no Fórum Açores: Democracia - A Participação dos Cidadãos na UE (google.com)

© Governo dos Açores | Fotos: SSRP

Partilhar