14 de Julho 2021 - Publicado há 1016 dias e 2 minutos
206 professores com mais de 10 anos de serviço colocados em quadro
location Horta

Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais

A Secretária Regional da Educação do Governo Regional dos Açores, Sofia Ribeiro, afirmou que, neste ano, “mais de 200 professores, após 10 anos de serviço, conseguiram colocação nos quadros da Região”.

O anúncio foi feito hoje, na Assembleia Legislativa Regional, na cidade da Horta, no âmbito da discussão da Proposta do PSD, CDS-PP e PPM de criação de um regime de concessão de bolsa de estudos para a frequência de mestrado na área da formação de professores.

Sofia Ribeiro alertou que “80% dos professores colocados estavam há mais de 10 anos à espera para terem um vínculo com estabilidade”.

Quanto à aposta na Universidade dos Açores, a governante recordou que o orçamento do Governo Regional já contempla, para este ano, uma verba de 75 mil euros para a criação de cada mestrado nas áreas mais carenciadas.

Sofia Ribeiro lembrou que, a nível do ensino secundário, os grupos “de inglês, de matemática, de físico-química, de biologia e geologia e de informática” são os mais carenciados.

 A titular da pasta da Educação ressalvou que o âmbito da proposta de criação de bolsas para mestrado “não é de apenas conferir habilitação aos jovens açorianos, é de fazer com que um jovem queira enveredar por um curso via ensino”.

De acordo com a Secretária Regional “esta medida tem que ser acompanhada de outras que dignifiquem e valorizem a profissão docente”, enumerando Sofia Ribeiro a autonomia dos professores, o excessivo trabalho burocrático existente nas suas funções, os direitos laborais, e o combate à precariedade da profissão.

Sofia Ribeiro recordou ainda que em apenas um ano, “foram lançadas mais de 30% das vagas que o Governo Socialista tinha lançado em oito anos”.

Segundo a Secretária da Educação, já foram lançados o concurso para afetação e o concurso para a contratação de professores para o próximo ano letivo, que vão “mais do que duplicar o número de professores de apoio nas escolas”.

Sofia Ribeiro acrescentou a importância da altura do lançamento do concurso “para evitar a fuga de professores à posteriori”. “Ao lançarmos estas vagas agora, estamos a criar condições para que os professores fiquem colocados na nossa Região e que não fujam para outros territórios nacionais”, reforçou.

 “Após a análise do decorrer deste ano letivo, faremos a aferição, com o Conselho Coordenador do Sistema Educativo Regional, das necessidades quanto à fixação dos professores”, finalizou

© Governo dos Açores | Foto: MM

Partilhar