8 de Junho 2021 - Publicado há 1053 dias, 6 horas e 18 minutos
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 19 novos casos positivos de covid-19, sendo um no Faial e 18 em São Miguel, resultantes de 2.760 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região, e uma em laboratório não convencionado. Três dos casos referem-se a passageiros com testes positivos ao 6.º dia e os restantes foram registados em contexto de transmissão comunitária.

No Faial, o caso positivo foi diagnosticado na Feteira, concelho da Horta, referente a um viajante, residente, com análise positiva ao 6.º dia. 

Em São Miguel, há 16 novos casos em contexto de transmissão comunitária e dois referentes a passageiros, não residentes, com teste positivo à chegada. Assim, o concelho da Ribeira Grande regista 10 casos (quatro em Rabo de Peixe, quatro na Conceição e dois em Porto Formoso). No concelho de Ponta Delgada há oito novos casos (três em São Pedro, dois em São Roque, dois em Fenais da Luz e um em São Sebastião).

Também nas últimas 24 horas foi registado um total de 53 recuperações (ver quadro anexo), e à data de hoje estão internados 10 doentes, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, com três destes em UCI. 

O arquipélago conta presentemente com 260 casos positivos ativos, sendo 259 em São Miguel e um no Faial. Não há cadeias de transmissão local ativas, sendo que foram extintas 203 até ao presente. Em vigilância ativa estão hoje 1.375 pessoas. 

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 5.742 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 5.319 pessoas. Faleceram 33, saíram do arquipélago 79 e 51 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se no arquipélago 523.236 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2, que causa doença covid-19.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 04 de junho, foram administradas nos Açores 146.999 doses de vacina contra a covid-19, correspondentes a 92.036 pessoas com 16 ou mais anos com a primeira dose, e 54.963 pessoas com ambas as doses, no âmbito do Plano Regional de Vacinação.    

 

RECUPERAÇÕES      

Distribuição Geográfica  

N.º de Casos  

Ilha de São Miguel  

53  

Ponta Delgada  

21  

Arrifes  

 

Capelas  

 

Ajuda da Bretanha  

 

Fenais da Luz  

 

Rosto do Cão (Livramento)  

 

São Vicente Ferreira  

 

Ponta Delgada (São Sebastião)  

 

Ponta Delgada (São José)  

 

Fajã de Baixo  

 

Ribeira Grande  

25  

Rabo de Peixe  

13  

Ribeira Seca  

 

Lomba de São Pedro  

 

Ribeira Grande (Conceição)  

 

Ribeirinha  

 

Pico da Pedra  

 

Ribeira Grande (Matriz)  

 

Lagoa  

 

Cabouco   

 

Vila Franca do Campo  

 

Ponta Garça  

 

Vila Franca do Campo (São Miguel)  

 

Total Geral  

53  

© Governo dos Açores

Partilhar