11 de Maio 2021 - Publicado há 1081 dias, 8 horas e 32 minutos
Concurso para terminar remodelação de Centro de Saúde das Lajes do Pico deve ser lançado em julho, adianta Clélio Meneses
location Lajes do Pico

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

O Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, anunciou hoje, nas Lajes do Pico, que a obra de remodelação do Centro de Saúde vai continuar, devendo o respetivo projeto estar concluído e lançado a concurso em julho deste ano.

Clélio Meneses, que visitou o imóvel durante o dia de hoje, anunciou que estão em curso negociações com o empreiteiro para encerrar o processo relativo aos trabalhos já realizados na vigência do anterior governo, abrindo-se uma nova etapa que levará à conclusão da empreitada no prazo máximo de dois anos.

Clélio Meneses expressou, no final da visita, em que esteve acompanhado pela administração da Unidade de Saúde de Ilha e pelo Presidente da Câmara das Lajes, o desejo de que o novo projeto seja motivador para os profissionais de saúde, e para o povo do concelho, que desde 2016 ouve falar da construção do Centro de Saúde, algo que nunca se concretizou, de facto.

Questionado pelos jornalistas sobre a possibilidade da construção de um imóvel de raiz, o governante referiu que “a construção de um novo Centro de Saúde levaria quatro anos, comportaria elevados custos e não seria a decisão mais responsável”.

“Responsável é avançar de imediato para a conclusão da remodelação deste espaço, sem prejuízo de avaliarmos a médio e longo prazo, a construção de um novo centro de saúde nas Lajes”, prosseguiu.

Clélio Meneses referiu, por outro lado, que está a ser avaliada com a Unidade de Saúde de ilha do Pico, a questão do serviço de atendimento permanente nas Lajes e em São Roque.

Por outro lado, o centro de Saúde de São Roque vai dispor de um novo equipamento de Raio-X, sendo que o contrato de aquisição foi assinado esta tarde entre o Secretário Regional da Saúde e Desporto e o Conselho de Administração da Unidade de Saúde de Ilha do Pico, durante uma visita àquele Centro de Saúde.

O investimento total ascende a 158 mil euros e vai permitir dotar a Unidade de um equipamento que vai substituir outro em uso desde a construção do atual centro de Saúde de São Roque, há 25 anos.

Para Clélio Meneses, este é um passo importante para a prestação de cuidados de saúde no Pico, e corresponde a uma reivindicação de longa data, que o atual Governo Regional dos Açores decidiu satisfazer, para melhorar a prestação de cuidados de saúde no concelho e na ilha.

O Secretário Regional da Saúde visitou durante o dia de hoje os três centros de Saúde da ilha do Pico, acompanhado pelo Diretor Regional da Saúde, Berto Cabral, e reuniu-se com a nova administração da Unidade de Saúde de Ilha, presidida por Ana Jorge, com quem discutiu a estratégia da Saúde no Pico.

© Governo dos Açores | Fotos: SRSD

Partilhar