8 de Abril 2021 - Publicado há 1085 dias, 13 horas e 51 minutos
Comunicado da Autoridade de Saúde Regional
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Saúde e Desporto

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados 29 novos casos de covid-19 nos Açores, todos em São Miguel, sendo 27 em contexto de transmissão comunitária e dois referentes a viajantes, residentes, com análise positiva ao sexto dia.

O total de casos positivos resulta de 2.584 análises realizadas em laboratórios de referência da Região e de sete análises em laboratórios não convencionados (um teste PCR e seis testes rápidos).

No concelho de Ponta Delgada foram registados seis casos (dois na Relva, dois nas Capelas, um na Fajã de Cima e um em São Sebastião). No concelho de Vila Franca do Campo foram registados 17 casos (oito em São Miguel, seis em Ponta Garça, um em São Pedro, um em Água de Alto e um na Ribeira das Tainhas). No concelho do Nordeste há quatro novos casos em Santana e no concelho da Ribeira Grande foram registados dois casos, um em Santa Bárbara e outro no Pico da Pedra.

No mesmo período registou-se um total de 11 recuperações, todas em São Miguel. O concelho de Ponta Delgada teve oito das recuperações (duas em São Vicente Ferreira, uma em São Pedro, uma em São José, uma no Livramento, uma na Relva, uma em São Roque e uma nos Arrifes). No concelho da Lagoa assinala-se uma recuperação, no Rosário. No concelho do Nordeste há também uma recuperação, na Achadinha, e no concelho da Povoação há igualmente uma recuperação, na Vila da Povoação.

Seis doentes estão internados, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, dois dos quais em Unidade de Cuidados Intensivos.   

A Região regista hoje 186 casos positivos ativos, sendo 185 em São Miguel (79 no concelho de Ponta Delgada, 56 em Vila Franca do Campo, 33 no concelho do Nordeste, 11 na Ribeira Grande, cinco no concelho da Lagoa, e um no concelho da Povoação) e um em Santa Maria, na freguesia de Santa Bárbara, do concelho de Vila do Porto.  O número de vigilâncias ativas é presentemente de 907.

O Boletim de Risco Semanal da Autoridade de Saúde Regional publicado hoje indica que na ilha de São Miguel passam a nível de Médio Risco os concelhos da Lagoa, Povoação, Ponta Delgada e Ribeira Grande e em Alto Risco estão já os concelhos de Nordeste e Vila Franca do Campo. De acordo com os critérios definidos no Decreto Regulamentar Regional em vigor, na presença de 1/3 dos concelhos em Alto Risco, aplicam-se aos restantes concelhos da mesma ilha as medidas previstas no nível de Médio Risco. Todos os concelhos das restantes ilhas do arquipélago apresentam níveis de Muito Baixo Risco. Mais informações podem ser obtidas online em: https://covid19.azores.gov.pt/ e na página de Facebook da Direção Regional da Saúde:  https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados 4.324 casos positivos de covid-19 nos Açores, tendo recuperado da doença 4.000 pessoas. Faleceram 30, saíram do arquipélago 67 e 41 apresentaram prova de cura anterior. Foram extintas 199 cadeias de transmissão local. Até à data de hoje realizaram-se nos Açores 406.017 análises para despiste da Covid-19. 

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 06 de abril, 51.756 pessoas com 15 ou mais anos foram vacinadas no arquipélago, 34.832 com a primeira dose e 16.924 com a segunda, no âmbito da 1ª fase do Plano Regional de Vacinação. Mais informação em: https://vacinacao-covid19.azores.gov.pt.

Desde as 00h00 de hoje que o concelho de Vila Franca do Campo, em São Miguel se encontra em situação de Alto Risco, vigorando as medidas de contenção da pandemia, de acordo com este nível de risco. Também em São Miguel prossegue a testagem da comunidade escolar do concelho do Nordeste, e por todo o arquipélago estão a ser administradas vacinas, de acordo com o Plano Regional de Vacinação contra a covid-19.

Esta tarde, pelas 15h00, o Secretário Regional da Saúde e Desporto promove uma conferência de imprensa para anunciar as medidas de renovação do estado de emergência na Região.

© Governo dos Açores

Partilhar