1 de Abril 2021 - Publicado há 1113 dias, 2 horas e 10 minutos
Vice-Presidência do Governo promove instalação eleitoral do Conselho da Diáspora Açoriana
location Ponta Delgada

Vice-Presidência do Governo Regional

A Vice-Presidência do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, acaba de dar mais um passo para a instalação eleitoral do Conselho da Diáspora Açoriana.

Depois do período de registo na plataforma digital “Açorianos no Mundo”, que terminou a 31 de março, está aberta agora a fase para submissão das candidaturas a Conselheiro da Diáspora Açoriana, que decorre de 1 a 10 de abril.

O site “Açorianos no Mundo”, que tem servido como plataforma para o recenseamento dos açorianos residentes no exterior da Região, permite agora que cada um dos inscritos neste espaço digital possa apresentar a sua candidatura para se tornar num dos 19 conselheiros que integrarão o Conselho da Diáspora Açoriana.

Este órgão consultivo foi criado em 2019 e é presidido pelo Presidente do Governo dos Açores, visando assegurar a participação, a colaboração e a auscultação de todos aqueles que pretendem contribuir para o projeto de desenvolvimento dos Açores.

A Direção Regional das Comunidades informa a todos os inscritos no site que estão a ser notificados para, caso assim o entenderem, apresentarem candidatura a conselheiro pela sua área geográfica.

O Conselho da Diáspora Açoriana prevê a eleição de um total de 19 representantes: um da Bermuda, cinco do Brasil (Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e restantes estados), cinco do Canadá (British Columbia, Manitoba, Ontário, Quebeque e restantes províncias), cinco dos Estados Unidos da América (Califórnia, Massachusetts, Rhode Island e dois dos restantes estados), um do Uruguai, um de Portugal (continente e Região Autónoma da Madeira) e um do resto do mundo.

Podem candidatar-se a conselheiros os cidadãos registados no site que residam há mais de cinco anos nas áreas geográficas anteriormente referidas e que reúnam uma destas condições: tenham nascido nos Açores ou tenham ascendência açoriana; tenham residido na Região por um período mínimo de cinco anos e sejam casados ou vivam em união de facto com quem faça prova da sua ligação aos Açores.

Finalizado o período para a apresentação das candidaturas a Conselheiro da Diáspora Açoriana, de 11 a 14 de abril terá lugar a validação das listas eleitorais de cada área geográfica. 

Após esta etapa, inicia-se o período relativo à apresentação das candidaturas validades, que decorrerá de 15 de abril a 15 de maio, e seguidamente tem lugar o ato eleitoral, que arranca a 20 de maio e termina no Dia dos Açores, a 24 de maio.

Todas as etapas deste processo são realizadas online, através da plataforma “Açorianos no Mundo”.

A cerimónia da tomada de posse do Conselho da Diáspora Açoriana está prevista para 10 de junho, Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas.

© Governo dos Açores

Partilhar