8 de Março 2021 - Publicado há 1138 dias, 3 horas e 48 minutos
Governo dos Açores realiza sessão de esclarecimento sobre a nova etiqueta energética
location Ponta Delgada

Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia

O Governo dos Açores e a ADENE – Agência para a Energia - realizam esta quarta-feira uma sessão de esclarecimento online sobre a nova etiqueta energética, com o objetivo de apresentar as principais mudanças verificadas e apoiar os consumidores e os agentes económicos regionais na sua adoção.

A nova etiqueta energética deixou de ter os “+” e apresenta-se agora mais simples, com um intervalo de A a G. Possui, ainda, um novo grafismo e novos pictogramas que fornecem informações adicionais ao consumidor, assim como um código QR que permite aceder diretamente à base de dados de produtos da Comissão Europeia.

Está já disponível para aparelhos de refrigeração, máquinas de lavar roupa, máquinas combinadas de lavar e secar roupa, máquinas de lavar louça, televisores e ecrãs eletrónicos. Ficará disponível para fontes de luz a partir de setembro deste ano.

A alteração da etiqueta energética, considerada uma importante ferramenta de apoio à tomada de decisão do consumidor no momento de adquirir um produto, decorre de um Regulamento da Comissão Europeia que reviu e atualizou os procedimentos de ensaio para determinação do desempenho energético dos produtos etiquetados.

A sessão de esclarecimento online, que se realiza no âmbito do ciclo de conferências Encontros com a Eficiência Energética, está agendada para esta quarta-feira, pelas 15:00 horas, na página do facebook da Direção Regional da Energia, em https://www.facebook.com/portaldaenergiaacores.

© Governo dos Açores | Foto: DREn

Partilhar