15 de Dezembro 2025 - Publicado há 8 dias, 11 horas e 45 minutos
Mais de 380 jovens já estão a beneficiar do “Cheque-Livro Açores”
location Angra do Heroísmo

Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego

A Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através da Direção Regional da Juventude, já emitiu mais de 380 “Cheques-Livro” para jovens residentes nos Açores com 18 anos de idade, num investimento global aprovado de 38 mil euros e de mais de 390 vendas aprovadas.

Para a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, trata-se de uma adesão “expressiva” a uma medida inédita na Região para “estimular os jovens para o reforço do seu portfólio de competências e conhecimentos através da leitura e dos livros impressos”.

Cada “Cheque-Livro Açores” tem um valor de 100 euros para a aquisição de livros físicos nas livrarias ou estabelecimentos com venda de livros aderentes, podendo ser utilizando em diferentes compras e estabelecimentos durante o período de um ano desde a data da sua emissão.

As candidaturas dos jovens ao “Cheque-Livro Açores” devem ser formalizadas no Portal da Juventude, em juventude.azores.gov.pt, entre o dia em que o jovem completa 18 anos de idade e o dia anterior ao seu 19.º aniversário.

O “Cheque-Livro Açores”, em formato digital, tem um carácter pessoal e intransmissível.

O montante do/s livro/s adquirido/s com o “Cheque-Livro Açores” é reembolsado pelo Governo Regional às livrarias, livreiros e estabelecimentos com atividade de venda de livros que adiram à medida e que estão identificados no portal da Juventude dos Açores.

Os jovens residentes nas ilhas sem entidades aderentes à medida podem adquirir livros nas entidades intermediárias, cabendo a estas a venda via digital e a expedição dos livros. Os custos com o envio dos livros são pagos diretamente às entidades intermediárias, não sendo descontados do saldo do beneficiário do “Cheque-Livro Açores”.

O “Cheque-Livro Açores” integra o pacote “+Jovem”, uma iniciativa inédita na Região para os jovens residentes, do qual fazem parte o “Regressa a Casa” ou a “Medida de Valorização Salarial”.

© Governo dos Açores | Fotos: SRJHE

Partilhar