José Manuel Bolieiro destaca força da democracia e compromisso de cooperação após eleições autárquicas de domingo
Presidência do Governo Regional
O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, destacou hoje, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, a importância do recente ato eleitoral autárquico como “mais um momento” da democracia portuguesa e açoriana feito “pela vontade do Povo”.
“O Povo decidiu. Está decidido. Vida longa à Democracia e ao Poder Local”, afirmou o governante, agradecendo a todos os que participaram no processo eleitoral, desde os que integraram listas de candidatura até aos que asseguraram o funcionamento das eleições.
O líder do executivo açoriano sublinhou o valor da participação cívica, afirmando que “a democracia se faz com o envolvimento de todos”, e elogiou os açorianos pela forma ordeira e responsável como exerceram o seu direito de voto.
Referindo-se aos resultados, destacou que o projeto político que governa os Açores alcançou “o maior número de municípios e de juntas de freguesia”, o que permite liderar a AMRAA e a Delegação Regional da ANAFRE. Ainda assim, frisou que tal “é uma responsabilidade para continuar a trabalhar com todos e para todos”.
José Manuel Bolieiro deixou claro que o Governo dos Açores “não participa na dialética de quem ganhou e de quem perdeu”, sublinhando que essa análise cabe aos partidos, e reafirmou o compromisso de “trabalhar com zelo e imparcialidade com todos os autarcas, em prol do desenvolvimento dos Açores inteiros, de cada concelho e de cada freguesia”.
O Presidente do Governo dos Açores destacou ainda os resultados alcançados em várias áreas de governação: na saúde, a arrancar, lembrou que se realizaram “mais 35% de atos médicos do que em 2019” e que a cobertura de médico de família aumentou para 91%.
Na educação, destacou o marco histórico de 2025, ano em que “os alunos açorianos superaram a média nacional nos exames nacionais”. No emprego, referiu que a taxa de desemprego atingiu 3,9%, “a mais baixa desde 2007”, e que o rendimento médio dos trabalhadores cresceu 26% desde 2019.
O governante salientou também os progressos sociais, nomeadamente a redução de mais de 60% dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção e o aumento do Complemento Regional de Pensão, que “mais do que duplicou desde 2020”.
“Os Açores estão melhores. Melhor na saúde, na educação, no apoio aos idosos e às crianças, na habitação, no emprego, na economia e no rendimento das famílias”, afirmou.
Concluindo, José Manuel Bolieiro apelou à continuidade do esforço coletivo e à confiança no futuro, destacando: “o nosso compromisso tem de ser trabalhar todos os dias para que os Açores sejam referência em qualidade de vida, justiça social e oportunidades para os jovens”.
O líder açoriano terminou felicitando os autarcas eleitos e reafirmando o compromisso de “cumprir juntos o desafio do progresso dos Açores, todos e com todos, sem que ninguém fique para trás”.
Nota relacionada: Intervenção do Presidente do Governo