Berta Cabral afirma que trilhos são “pedras” importantes na construção do turismo sustentável nos Açores
Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas
A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, afirmou esta quinta-feira, na ilha do Faial, que os trilhos são “pedras” importantes na construção do turismo que se quer para as nove ilhas dos Açores, sustentável e dinâmico todo o ano e em todas as ilhas.
A governante falava na inauguração do trilho PR10 FAI Cedros - Varadouro, desenvolvido no âmbito do Orçamento Participativo – este é um percurso com mais de 26 km num trilho que passa por seis freguesias da ilha.
Berta Cabral defendeu que os trilhos são “a melhor de forma de se usufruir da natureza” e é por essa razão que “o Governo dos Açores aposta cada vez mais neste tipo de produto para oferecer a quem visita a Região e a todos os açorianos”.
E prosseguiu: “O nosso turismo assenta fundamentalmente na natureza terra, na natureza mar, na natureza humana, que é a nossa identidade, a nossa cultura nossa forma de ser, a nossa forma de acolher quem nos visita”.
O trilho agora inaugurado engloba a Rede Regional de Percursos Pedestres dos Açores.
“O sucesso do turismo passa por sermos genuínos e autênticos e pela oferta, a quem nos visita, do que efetivamente somos: a terra, o mar e a cultura centenária, que se expressa também nos trilhos, porque estamos a recuperar caminhos e elementos patrimoniais antigos que fazem parte da nossa identidade”, disse.
“Este sucesso está no facto de termos elegido como elementos essenciais de promoção e de marketing turístico dos Açores a nossa verdadeira identidade e, por isso, somos um destino de excelência, certificado internacionalmente como o primeiro arquipélago do mundo de Nível Ouro. É assim que marcamos a diferença”, acrescentou também.
Assim, adiantou: “atingimos o nosso objetivo de ter turismo todo o ano em todas as ilhas e damos um salto enorme na harmonização do desenvolvimento das nove ilhas e na transversalidade que o turismo tem e impacta nos diferentes setores”.
“Estamos há mais de 40 meses consecutivos com crescimentos em toda atividade económica e, aqui, o turismo desempenha um papel fundamental. Este desenvolvimento é fruto do trabalho de todos, onde os empresários têm um papel crucial. Todos estamos a contribuir para uma cada vez maior projeção dos Açores no exterior e para gerar cada vez mais riqueza interna. Só assim podemos desenvolver e manter uma Região próspera para as novas gerações”, frisou ainda.
O turismo criou cerca de 20 mil postos de trabalho e Berta Cabral sublinhou que este número “é muito significativo para se perceber a importância do setor no desenvolvimento económico dos Açores”.
No trilho agora inaugurado na ilha do Faial, foi instalada sinalética interpretativa alusiva à história da baleação nos principais pontos de interesse, de forma integrada e articulada com a sinalética já existente, mantendo uma coerência na imagem da informação disponibilizada.
Grande parte dos pontos culturais integrados no PRC10FAI Trilho dos Baleeiros também faz parte do itinerário “As Origens da Baleação”, incluído no projeto “Rotas dos Açores – Itinerários Culturais e Paisagísticos”. Este itinerário de um dia divide-se em duas partes: a manhã é dedicada a pontos de interesse urbano, enquanto a tarde convida as pessoas a realizarem os pontos de interesse que fazem parte do percurso pedestre.
A intervenção incluiu ainda um projeto de recuperação ecológica numa área ambientalmente degradada junto ao Centro de Processamento de Resíduos do Faial, de onde foram removidas cerca de quatro toneladas de resíduos, erradicadas espécies invasoras e plantadas aproximadamente 400 espécies nativas.
Este trilho marca o arranque da implementação do Plano de Rápida Intervenção e Socorro na ilha do Faial, um plano que visa reforçar a segurança dos utilizadores através da colocação de marcas numeradas e georreferenciadas de 500 em 500 metros ao longo do percurso, bem como da identificação prévia de acessos alternativos para veículos de socorro.
Desta forma, em caso de emergência, qualquer pessoa poderá informar as autoridades do número do último poste visualizado, permitindo uma resposta mais rápida, eficaz e ajustada à tipologia do acesso, seja por ambulância, jipe 4x4 ou a pé.
Com a inauguração e integração deste novo trilho, a rede oficial de percursos pedestres dos Açores conta agora com 91 Pequenas Rotas (PR) e 7 Grandes Rotas (GR), totalizando 98 percursos pedestres na Região, com uma extensão total de 871 km.