Candidaturas ao novo programa “Jovens Digitais” até 30 de junho
Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego
Está a decorrer até 30 de junho o período de candidaturas ao programa “Jovens Digitais”, criado pela Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através da Direção Regional da Juventude.
As candidaturas devem ser formalizadas pelas associações juvenis, equiparadas, de caráter juvenil e outras com plano de atividades para jovens no Portal da Juventude, em juventude.azores.gov.pt .
A fase de candidaturas à medida 1 do programa destina-se a apoiar estas associações na aquisição de portáteis, software e serviços para a promoção de formação de curta duração em competências digitais, tendo em vista a criação de espaços formativos nas sedes destas associações.
O apoio é atribuído em forma de cofinanciamento em 95% das aquisições, até um montante máximo de 8.100 euros por associação com projeto aprovado, o que vai permitir, por exemplo, a aquisição de até um máximo de 10 computadores portáteis com um custo de até 750 euros cada.
O programa “Jovens Digitais” foi apresentado por Maria João Carreiro, Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, no Dia do Associativismo Jovem, que se comemora a 30 de abril.
Na celebração, que decorreu no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande, integrada na II edição do “Associativismo Talks”, a governante explicou a importância do programa.
“Este programa dará um importante contributo para abrir as sedes das associações juvenis a mais jovens, que podem e devem ali encontrar espaços para o exercício da cidadania, da socialização e da aprendizagem em áreas, como as digitais, que são também um desafio sob o ponto de vista da boa vivência democrática, da participação responsável, plural e inclusiva”, disse.
Além da medida 1, o programa “Jovens Digitais” inclui um outro apoio, desta feita para financiar a dinamização de unidades de formação de curta duração em competências digitais para jovens.
Neste caso, o apoio da medida 2 incide sobre cada hora de formação, entre os 40 e os 50 euros, até um máximo de 2.500,00 euros, e sobre despesas com consumíveis informáticos, serviços de apoio, manutenção ou outros indispensáveis à realização das formações até um máximo de 250 euros.
O período de candidaturas à medida 2 do “Jovens Digitais” será determinado por Despacho da Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, a ser publicado em Jornal Oficial após concluído o período de candidaturas em curso à medida 1.
Nas duas medidas, os apoios do “Jovens Digitais” podem totalizar 10.850,00 euros por associação.