2 de Abril 2025 - Publicado há 1 dias, 8 horas e 50 minutos
Governo dos Açores reforça modernização da Escola Profissional da Ilha de São Jorge
location Velas

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, acompanhado pela Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, visitou hoje a Escola Profissional da Ilha de São Jorge (EPISJ), no âmbito da modernização dos seus equipamentos, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O investimento nesta unidade de ensino profissional reflete o compromisso do executivo em fortalecer a qualidade do ensino profissional na Região e garantir melhores condições de aprendizagem para os alunos.

Atualmente, a EPISJ conta com 124 formandos distribuídos por sete cursos profissionais, nomeadamente três turmas do curso de Técnico de Mecatrónica Automóvel, três de Produção Agropecuária e uma de Técnico de Ação Educativa. A escola tem protocolos com Cabo Verde, permitindo a integração de alunos daquele país, reforçando a cooperação internacional e promovendo a diversidade cultural na formação profissional nos Açores.

Desde o ano letivo 2011/2012, a escola tem vindo a oferecer dois cursos profissionais por ano, mas, a partir de 2024/2025, passará a disponibilizar três cursos, uma medida que se enquadra na estratégia do Governo Regional de reduzir a concorrência entre Escolas do Ensino Geral e Escolas Profissionais num contexto de diminuição do número de alunos no sistema de ensino regional.

A modernização da EPISJ contemplou a aquisição de novos equipamentos, incluindo um reforço do parque informático, equipamentos para o curso de Mecatrónica Automóvel e infraestrutura para os cursos de Agropecuária, como duas estufas e um sistema de regas. Este investimento, no valor de 225.560,64 euros, já viu serem executados 215.048,70 euros, permitindo assim um salto qualitativo na formação técnica e prática dos alunos.

No contexto regional, as 16 Escolas Profissionais dos Açores também foram beneficiadas por este programa de modernização, com um investimento total de 2,9 milhões de euros, sendo 410 mil euros assumidos pela Região para cobrir o IVA. Esta medida foi uma iniciativa pioneira nos Açores, permitindo que nenhuma Escola Profissional deixasse de ter acesso a estes investimentos fundamentais para responder aos desafios da digitalização, da formação à distância e da adaptação às exigências do mercado de trabalho.

 "Nos Açores, fomos pioneiros quando, em junho de 2023, decidimos que seria a Região a suportar o IVA, para que nenhuma Escola Profissional deixasse de ter esta oportunidade", destacou José Manuel Bolieiro.

O líder do executivo regional frisou ainda a importância do ensino profissional para o futuro dos Açores. 

"Estamos a promover a mística da autoestima empoderada relativamente ao Ensino Profissional, com estes investimentos e um reconhecimento por parte do executivo da importância deste ensino especializado para o futuro da Região", afirmou.

Além disso, José Manuel Bolieiro sublinhou que a EPISJ tem vindo a melhorar as suas condições de ensino e aprendizagem, oferecendo aos alunos um ambiente mais moderno e melhor equipado. 

O Governo Regional dos Açores pretende continuar a valorizar o ensino profissional, em articulação com as escolas e os parceiros sociais, e manter o processo de desburocratização e agilização de procedimentos no âmbito do ensino e formação profissional, apostando fortemente na utilização das novas tecnologias como fator de diferença e qualidade.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar