Atribuição de termoacumuladores nas Flores e Graciosa vai contribuir para otimizar consumo de energia
Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas
A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através da Direção Regional da Energia, já abriu as inscrições para a campanha de atribuição de termoacumuladores elétricos nas moradias das ilhas Flores e Graciosa.
A iniciativa tem como principal objetivo oferecer uma solução mais sustentável para o aquecimento de água, além do que promove a eletrificação das habitações e otimiza a gestão do consumo de energia, reduzindo a despesa das famílias e contribuindo para a descarbonização da Região.
Nas ilhas Flores e Graciosa, a eletricidade é proveniente, em grande parte, de fontes renováveis, o que contribui para diminuir a pegada ecológica e reforçar a sustentabilidade ambiental.
A campanha agora lançada incentiva o aproveitamento do elevado nível de energia renovável disponível nessas ilhas e, ao mesmo tempo, contribui para a redução das emissões de gases com efeito de estufa, diminuindo a dependência do gás butano e a importação de combustíveis fósseis.
Refira-se que podem candidatar-se à atribuição do referido equipamento pessoas singulares sejam proprietárias do imóvel ou tenham autorização do proprietário para a instalação do mesmo.
Os edifícios onde serão instalados os termoacumuladores nas Flores e Graciosa devem reunir as condições necessárias para o efeito, pelo que as candidaturas serão analisadas por ordem de receção e devem estar devidamente instruídas.
As inscrições decorrem até final de março e podem ser feitas através do Portal da Energia Açores: https://portaldaenergia.azores.gov.pt/portal/Eficiencia-Energetica/Termoacumuladores.
Esta é mais uma iniciativa integrada no projeto LIFE IP CLIMAZ.