Vice-Presidência do Governo duplica cofinanciamento a projetos de investigação do programa INTERREG MAC 2021-2027
Vice-Presidência do Governo Regional
A Vice-Presidência do Governo, através da Direção Regional da Ciência, Inovação e Desenvolvimento, duplicou o apoio concedido às entidades do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores (SCTA), no âmbito do cofinanciamento dos projetos de investigação aprovados no programa INTERREG MAC 2021-2027, através do concurso regional COFUND MAC 2024.
O Vice-Presidente, Artur Lima, considera que este aumento dos apoios resultou da decisão de se ter avançado com a modalidade de concurso para o cofinanciamento da contrapartida regional de projetos de investigação aprovados na 1ª convocatória do Programa INTERREG MAC 2021-2027.
O governante explicou que esta abordagem permitiu às entidades do SCTA “planearem com antecedência as suas candidaturas e constituir consórcios, resultando numa maior taxa de participação e de financiamento”.
Com o cofinanciamento regional a constituir 15% do valor total dos projetos, os cerca de 400 mil euros concedidos a partir do COFUND MAC 2024 resultam na entrada de 2,2 milhões de euros na Região através do FEDER, em apoio dos projetos desenvolvidos pelas entidades do SCTA e aprovados no Programa INTERREG MAC 2021-2027.
Os projetos cofinanciados envolvem 27 entidades da Região, em áreas prioritárias como a melhoria da competitividade das empresas, transformação tecnológica, economia azul ou economiza verde. Esta simbiose entre o SCTA e outros organismos locais, da Macaronésia e do continente africano é demonstrativa da capacidade do tecido tecnológico e científico dos Açores para desenvolver soluções que abordam os desafios comuns a todas estas regiões.
Como explicou o Vice-Presidente do Governo Regional, “estes valores significam o dobro do apoio concedido no anterior quadro financeiro plurianual 2014-2021, algo que só é possível através do trabalho inovador e de qualidade na ciência que tem vindo a ser feito pelas entidades da SCTA, que tem merecido da parte do Governo Regional uma estratégia política de apoio e de investimento na investigação e inovação científica”.