25 de Novembro 2024 - Publicado há 30 dias, 18 horas e 10 minutos
Ambicionamos um futuro onde os Açores irão destacar-se no mundo, afirma Artur Lima
location Horta

Vice-Presidência do Governo Regional

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, apresentou hoje, no âmbito da discussão do Plano e Orçamento da Região para 2025, os compromissos assumidos nas áreas da Ciência e Tecnologia, dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, das Comunicações e Transição Digital e do Aeroporto das Lajes.

“As propostas apresentadas no Plano e Orçamento para 2025 realçam a ambição de continuarmos a convergir, em termos reais, com os índices europeus de investigação e inovação. Hoje temos mais investimento disponível e mais capital humano a fazer ciência nos Açores, comparativamente ao que acontecia em 2020”, destacou Artur Lima.

“Estamos a trabalhar com a Universidade dos Açores para o lançamento de um concurso, com uma dotação de 350 mil euros, para atrair e fixar talento na Região. Para além disso, procuramos, com consistência e previsibilidade, a abertura de concursos para o financiamento de bolsas de investigação de doutoramento em meio académico e não académico. O que resultou, desde 2021, na atribuição de 45 bolsas, num total de 1,6 milhões de euros”, disse o governante.

“Investimos, ainda, nos Parques de Ciência e Tecnologia da Região, tendo já sido adjudicada a obra de ampliação do TERINOV, num valor de 2,1 milhões de euros no âmbito do PRR. Por outro lado, abrimos um concurso de concessão de espaços no novo edifício do NONAGON, num total de 15 novos lotes a disponibilizar”, elencou.

Em matéria de telecomunicações, Artur Lima anunciou que se está “a levar a fibra ótica a todos os lares dos Açores, há o anel Atlantic CAM em implementação e, através da amarração do cabo submarino de fibra ótica transatlântico da gigante mundial Google, o Nuvem, a Região passa a dispor de conetividade digital direta com os Estados Unidos da América”.

“Pela primeira vez, teremos também dois operadores do retalho das telecomunicações com uma oferta integrada de voz, dados, internet e televisão em todas as ilhas dos Açores e, no final de 2025, queremos ter pelo menos 90% de toda a população, de todas as freguesias da Região, com cobertura 5G”, adiantou.

Na sua intervenção, o Vice-Presidente do Governo dos Açores explicou também, no domínio da cibersegurança: “Vamos continuar a investir no Centro de Competências de Cibersegurança dos Açores, pois só com uma estrutura robusta podemos proteger os nossos cidadãos de ataques que visam a extorsão financeira, o roubo de identidade e outros crimes digitais que atentem à sua privacidade e bem-estar”.

Ao nível da presença externa da Região, Artur Lima explicou que esta passa pelas iniciativas que foram desenvolvidas para a captação de investimento externo, como a primeira paragem da AICEP na Estrada, o Atlantic Aquaculture Forum e a AI Azores Summit, que trouxe aos Açores representantes de várias empresas de renome nacional e internacional.

Essa presença e abertura externa é alavancada, igualmente, pela promoção e expansão do Aeroporto das Lajes.

“Iremos não só ampliar e requalificar essa importante infraestrutura aeroportuária internacional, como investimos na promoção e criação de novas rotas. Para além disso, concluímos em outubro passado a aquisição de uma Estação Meteorológica Automática, pelo valor de 850 mil euros, estando esta já em fase de testes”, frisou.

No que toca aos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, o Vice-Presidente do Governo ressaltou as relações com o Atlântico e territórios de interesse estratégico para os Açores e a posição do arquipélago no país e no espaço europeu.

“Participamos no Projeto Estratégico ATLANTE, que visa a promoção da cooperação entre espaços europeus e não europeus, e ainda no Projeto DIGITAL ISLANDS, que tem como objetivo aumentar as capacidades das regiões insulares na implementação de práticas e soluções digitais em todas as dimensões socioeconómicas”, afirmou o governante.

Nota relacionada: Intervenção do Vice-Presidente do Governo

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar