11 de Novembro 2024 - Publicado há 33 dias, 1 horas e 18 minutos
Paulo Estêvão lembra que estar junto dos açorianos no mundo é projeto “suprapartidário”
location Winnipeg, Canadá

Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades

O Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, reforçou, no domingo à noite, no Winnipeg, que representantes governativos estarem junto dos açorianos e açordescendentes no mundo tem de ser um projeto “suprapartidário”.

“É sempre um orgulho ouvir como as entidades oficias se referem aos açorianos. Aqui, testemunhei a forma como vocês estão adaptados, como têm vivido uma vida de trabalho e prestígio”, realçou o governante.

Paulo Estêvão falava na Casa dos Açores de Winnipeg, no Canadá, no encerramento da “Semana Cultural dos Açores”, promovida pela entidade.

E prosseguiu: “O projeto de estar junto dos açorianos é um projeto suprapartidário. Só temos um único objetivo: prestigiar os Açores”.

Perante mais de uma centena e meia de presentes, o governante lembrou que os Açores da atualidade estão diferentes, projetando-se “em oito anos, uma duplicação do PIB”, e verificando-se um crescimento “muito significativo” da economia e das condições de vida no arquipélago.

Enaltecendo também o papel da RTP/Açores no “fazer chegar aos açorianos residentes nas ilhas o que se faz na diáspora, e vice-versa”, Paulo Estêvão adiantou que, para 2026, o Governo procurará implementar um programa de apoio à comunicação social de raízes açorianas na diáspora, para além de, já em 2025, integrar profissionais destes órgãos em ações de formação a realizar na Região.

“Contem connosco, da mesma forma que nós contamos convosco”, prosseguiu.

Folclore, culinária, teatro, música, palestras, lançamentos de livros e outras atividades marcaram a semana de festividades na cidade canadiana.

A Casa dos Açores do Winnipeg, inicialmente denominada Centro Cultural Açoriano de Manitoba, foi fundada a 13 de setembro de 1992.

A entidade tem como objetivos promover, preservar e divulgar localmente a cultura açoriana e criar pontes que aproximem cada vez mais os açorianos residentes, naquela zona do Canadá, aos Açores.

© Governo dos Açores | Fotos: SRAPC

Partilhar