27 de Setembro 2024 - Publicado há 41 dias, 20 horas e 28 minutos
Governo dos Açores promove formação ‘online’ para músicos de filarmónicas da América do Norte
location Ponta Delgada

Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades

Os integrantes das bandas filarmónicas das comunidades açorianas nos Estados Unidos da América e Canadá vão ter a oportunidade de participarem na Formação Online para Músicos das Bandas Filarmónicas da América do Norte, uma iniciativa da Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, organizada através da Direção Regional das Comunidades.

Agendada para 19 de outubro, com início pelas 17h00 dos Açores (13h00 na Costa Leste e 10h00 na Costa Oeste da América do Norte) e com uma duração de 120 minutos, esta formação pretende ser um espaço de partilha e que permita ultrapassar a necessidade de atualização de conhecimentos sobre esta temática.

O painel de formadores será composto pelos maestros Antero Ávila e Marco Torre, estando a abertura da sessão a cargo do Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, que fará um breve enquadramento histórico sobre as bandas filarmónicas dos Açores e das comunidades. O programa prevê ainda um momento de interação com perguntas e respostas entre os formandos e os formadores.

A formação requer prévia inscrição devido ao número limite de formandos. Os interessados poderão proceder à inscrição através do preenchimento do formulário https://shre.ink/gEtT , até ao dia 15 de outubro.

As bandas filarmónicas desempenham um papel relevante na promoção dos valores e tradições das nove ilhas dos Açores.

Consciente do importante contributo que estas instituições entregam ao quotidiano cultural e social das comunidades de emigrantes e descendentes açorianos na América do Norte, o Governo dos Açores aposta cada vez mais na realização deste tipo de iniciativas que procurem preservar o legado e os valores culturais da região fora do arquipélago, e que promovam uma aproximação e um intercâmbio permanentes entre os Açores e as suas comunidades.

© Governo dos Açores | Fotos: SRAPC

Partilhar