José Manuel Bolieiro recebeu Paulo do Nascimento Cabral e reafirmou importância de trabalhar em estreita colaboração com eurodeputados dos Açores
Presidência do Governo Regional
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu hoje em audiência Paulo do Nascimento Cabral, deputado açoriano ao Parlamento Europeu, encontro a pedido deste que serviu para apresentação de cumprimentos, depois da entrada em funções do eurodeputado, e para debater questões relevantes para a Região.
Falando após a audiência, José Manuel Bolieiro expressou a sua confiança nos deputados açorianos ao Parlamento Europeu.
"Contamos com o vosso apoio na implementação das políticas europeias que têm vindo a ser negociadas entre a Região, a República e as instituições europeias", afirmou o governante.
O Presidente do Governo destacou a importância destas políticas para aproximar os Açores dos índices de desenvolvimento económico e social europeus e para enfrentar os desafios estruturais resultantes da condição ultraperiférica e arquipelágica da Região.
Um dos temas prioritários discutidos com Paulo do Nascimento Cabral foi a necessidade de implementar um Programa Específico para os Transportes.
"Devido ao afastamento dos Açores em relação ao continente europeu e à dispersão geográfica das nossas nove ilhas, é crucial termos um programa que contemple as nossas particularidades", sublinhou o governante.
José Manuel Bolieiro reiterou a defesa de um programa POSEI (Programa de Opções Específicas para fazer face ao Afastamento e à Insularidade) específico para os transportes, como solução para os problemas de acessibilidades nas Regiões Ultraperiféricas.
O Presidente do Governo incumbiu ainda o eurodeputado de transmitir duas missivas de congratulação e defesa dos Açores, dirigidas à recém-eleita Presidente do Parlamento Europeu e à Presidente da Comissão Europeia.
Já Paulo do Nascimento Cabral sublinhou querer que a sua “primeira ação” fosse apresentar cumprimentos ao Presidente do Governo do Açores.
“Coloco-me ao seu serviço e servindo desta forma as açorianas e os açorianos”, disse.
E acrescentou: “vim também dar nota de que estou já a cumprir com o que me comprometi com os açorianos, desde logo na criação da frente açoriana no Parlamento Europeu, e isto está a ser feito com os quatro deputados eleitos de origem açoriana, mas também com a defesa do estatuto da ultraperiferia. Já estamos na fase de constituição do Intergrupo Política de Coesão e Regiões Ultraperiféricas”.
A audiência reforçou ainda o compromisso do Governo Regional em continuar a trabalhar em estreita colaboração com os representantes açorianos no Parlamento Europeu, visando o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida dos açorianos.