10 de Julho 2024 - Publicado há 12 dias, 23 horas e 52 minutos
Mais de 600 jovens estudantes universitários em estágio de verão nos Açores
location Ponta Delgada

Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego

Foram admitidos ao ESTAGIAR U um total de 644 jovens, dos quais 77% escolheram fazer formação e 55% optaram por desenvolver o seu estágio no mês julho, informa a Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através da Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego.

Este programa de estágio profissional para jovens estudantes do Ensino Superior e residentes nos Açores tem a duração de um mês e pode ser desenvolvido nos meses de julho, agosto ou setembro, com um horário semanal máximo de 25 horas, em horário idêntico ao praticado pela entidade promotora do estágio.

Podem promover o ESTAGIAR U empresas privadas, cooperativas, empresas públicas ou entidades sem fins lucrativos.

Os jovens podem propor-se à frequência de formação certificada com uma carga horária não inferior a 20 horas e que ocorre no mês de realização do estágio.

Aos estagiários que cumpram com o horário semanal de 25 horas e apresentem o comprovativo de conclusão da formação certificada é atribuída a compensação pecuniária no valor da Retribuição Mínima Mensal Garantida na Região, montante reduzido em 30% para os jovens que optem por não fazer formação.

O ESTAGIAR U tem como objetivo possibilitar aos jovens, com idades não superior a 30 anos e a frequentar cursos de licenciatura, mestrado e pós-graduação, um estágio profissional em contexto real de trabalho, como complemento das suas competências socioprofissionais, além de promover a sua inserção na vida ativa e facilitar o recrutamento por parte das empresas e entidades empregadoras.

© Governo dos Açores | Fotos: Glenn Carstens-Peters

Partilhar