13 de Junho 2024 - Publicado há 40 dias, 1 horas e 48 minutos
Palácio da Conceição acolhe conferência sobre 100 anos da viagem de Raul Brandão
location Ponta Delgada

Presidência do Governo Regional

Neste ano de 2024, quando passam 100 anos sobre a viagem do escritor Raul Brandão e a visita da Missão Intelectual aos Açores, a Presidência do Governo dos Açores, acolhe no Palácio da Conceição, no dia 18 de junho, às 18h00, uma conferência sobre o tema pelo jornalista, investigador e autor Vasco de Medeiros Rosa.

O escritor Raul Brandão esteve nos Açores, no verão de 1924, entre junho e julho, numa viagem pessoal, feita na companhia da mulher, que tinha como finalidade a recolha de material para um novo livro.

Desse percurso, das suas impressões e anotações, iria resultar uma obra-prima da literatura portuguesa de viagens, “As Ilhas Desconhecidas: Notas e Paisagens”, publicada em 1927, que nas décadas seguintes, e mesma até aos nossos dias, iria grandemente influir na formação da imagem que aqueles que nos visitam constroem dos Açores.

O passeio de Brandão coincidiu, em alguns momentos, com a visita da Missão Intelectual aos Açores, também conhecida como Visita dos Intelectuais, um grupo de personalidades de relevo na vida cultural e académica portuguesa, que entre 27 de maio e 22 de junho de 1924 visitou todas as ilhas do arquipélago açoriano.

Organizada por José Bruno Carreiro e o Jornal Correio dos Açores, do qual era diretor, a missão integrava Antero de Figueiredo (escritor), José Leite de Vasconcelos (etnólogo), Teixeira Lopes (escultor e autor da maqueta do monumento a Antero de Quental, exibida nos Açores durante a estadia), Luís de Magalhães (escritor e político), Armindo Monteiro (professor de direito e especialista em questões económicas), Luís de Castro e Manuel de Bragança (professores do Instituto Superior de Agronomia), Henrique Trindade Coelho e Joaquim Manso (representantes da imprensa). Era ainda acompanhada por Oldemiro César, do Jornal O Diário de Notícias, Armando Boaventura, do Jornal A Época, Armando Boaventura e Francisco Raposo de Oliveira, do Jornal O Século, sendo este último natural da ilha de São Miguel.

Vasco Medeiros Rosa, nascido em Lisboa em 1958, é um reconhecido autor com uma vasta bibliografia, nomeadamente cinco livros sobre Raul Brandão, dos quais se destaca a obra “Raul Brandão e os Açores” (Companhia das Ilhas, 2019).

© Governo dos Açores | Fotos: JF

Partilhar