26 de Março 2024 - Publicado há 31 dias, 15 horas e 27 minutos
Presidente do Governo recebeu novo Comandante Operacional dos Açores
location Ponta Delgada

Presidência do Governo Regional

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu hoje em audiência o novo Comandante Operacional dos Açores, Tenente-General Pedro Miguel Alves Gonçalves Soares​, reiterando que pretende manter a “boa cooperação” com os três ramos das Forças Armadas.

“É importante a missão que as Forças Armadas têm assumido em todas as nossas ilhas em todas as áreas onde intervêm”, sublinhou o governante, falando no Palácio de Sant’Ana, em Ponta Delgada.

Lembrando várias atuações recentes em áreas como a saúde ou abastecimento de populações, José Manuel Bolieiro defendeu um maior “conhecimento público” no que à “importância estratégica” das Forças Armadas diz respeito.

O Comando Operacional dos Açores (COA) é um órgão de comando e controlo, de natureza conjunta, de nível operacional, que tem por missão efetuar o planeamento, o treino operacional conjunto e o emprego operacional das forças e meios da componente operacional do sistema de forças atribuídos e sediados na Região Autónoma dos Açores ou outros que lhe sejam atribuídos.

Relaciona-se diretamente com o Comando Conjunto para as Operações Militares (CCOM) para efeitos da respetiva ativação ou atribuição.

Sem prejuízo das modalidades de comando e controlo a definir pelo Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) para a condução de operações militares, o COA, na prossecução da sua missão e atribuições, exerce autoridade de coordenação no relacionamento com os comandos de zona marítima, militar e aérea dos Açores.

O Tenente-General Pedro Miguel Alves Gonçalves Soares tem 59 anos de idade e 41 anos de serviço.

Da sua folha de serviços constam 12 louvores, dos quais quatro concedidos pelo General Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, três pelo General Chefe de Estado-Maior do Exército, quatro por outros oficiais generais e um por outras entidades militares.

O responsável possui 24 condecorações, de que se salientam seis Medalhas de Prata de Serviços Distintos, as Medalhas de Mérito Militar de 1.ª classe e 2.ª Classe, as Medalhas de D. Afonso Henriques – Mérito do Exército de 1.ª e 2.ª Classe e as Medalha de Ouro e Prata de Comportamento Exemplar.

© Governo dos Açores | Fotos: MM

Partilhar