Governo dos Açores celebra protocolo com APPJ e APF para prevenção de comportamentos de risco e promoção da saúde mental dos jovens
Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego
A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, assinou hoje protocolos de cooperação com a APPJ – Associação de Promoção de Públicos Jovens em Risco e com a APF – Associação de Planeamento Familiar e Saúde Sexual e Reprodutiva, no valor global de 59 mil euros, para a prevenção de comportamentos de risco e dependências entre os jovens e a promoção da saúde mental.
Durante o ato de assinatura, em Ponta Delgada, Maria João Carreiro elogiou o “bom trabalho quer da APPJ, quer da APF na identificação de situações de risco e de vulnerabilidade e na implementação de planos de ação com os jovens que visam a informação, a prevenção e o combate a diferentes problemáticas”.
No caso da APPJ, representada na assinatura do protocolo pela presidente da direção, Ana Isabel Martins, e apoiada em cerca de 43 mil euros, este apoio visa continuar o “Equipa-te”, um projeto de intervenção psicoemocional junto dos jovens em contexto desportivo, em diferentes modalidades, clubes e ilhas, envolvendo, além dos atletas, os pais, encarregados de educação, treinadores e dirigentes desportivos.
Desde 2021 foram investidos neste projeto cerca de 130 mil euros.
O projeto A(MAR) – Açores pela Diversidade, por seu turno, representado pela presidente da APJ, Natalia Bautista, e apoiado em cerca de 17 mil euros, atua nas áreas da Igualdade e dos Direitos Humanos, designadamente no combate à discriminação em razão da orientação sexual e da identidade de género, desenvolvendo ações de informação e formação com jovens do Ensino Secundário e do Ensino Superior através de um gabinete móvel de apoio.
Estes apoios são atribuídos através da Direção Regional da Juventude, tendo em vista a promoção da cidadania e a formação dos jovens, representada neste ato de assinatura pelo Diretor Regional da Juventude, Eládio Braga.